Guia Bagaggio

Dia dos Pais: curiosidades e o que você precisa saber sobre a data

25.07.2022

O mês de agosto está se chegando e, com ele, se aproxima também uma data bastante especial: o dia dos pais.

Cartões feitos à mão, presentes, viagens, passeios ao ar livre. Não é surpresa que, nesta data, cada filho resolve colocar a criatividade em jogo para presentear seu pai com o melhor, como forma de gratidão por todo o amor e companheirismo de todos os dias.

E com diferentes culturas espalhadas pelo mundo, é comum que cada país tenha a sua forma de comemorar a data, além das diversas curiosidades que giram em torno desse dia tão especial.

Foi pensando nisso que decidimos reunir algumas das principais curiosidades e fatos importantes que você precisa saber sobre o dia dos pais

Continue lendo para descobrir!

 

Como é comemorado o dia dos pais?

Em muitas nações, apesar de ser uma data bastante comercial, o dia dos pais não perde a sua principal essência, que é estar em família e presentear aquele que mais amamos como forma de agradecimento. 

No entanto, cada país possui suas particularidades em relação à forma como celebram o dia. 

Nos Estados Unidos

Os estadunidenses têm o costume de comemorar o dia dos pais no terceiro domingo do mês de junho. A celebração da data acontece desde 1909 e não foca muito na essência comercial – para eles, o mais importante é celebrar junto daqueles que amam. 

A data surgiu nos Estados Unidos quando a menina Sonora Louise Dodd, que morava em Washington, DC, decidiu mostrar ao seu pai o quanto ela tinha orgulho dele, por ter criado todos os filhos sozinho de forma carinhosa e amorosa. A menina escolheu celebrar nesta data por ser o dia do aniversário de seu pai.

Desde então, o país passou a comemorar o dia dos pais nesta época do ano – diferentemente do Brasil, onde é comemorada todos os anos no terceiro domingo de agosto.

 

Na Inglaterra

O Dia dos Pais é uma data bastante comemorada não só na Inglaterra, mas em todos os países que compõem o Reino Unido

Na terra da rainha, o dia é celebrado no terceiro domingo de junho. 

Em geral, as pessoas costumam comemorar o dia especial indo em PUB’s, viajando para a casa de seus entes queridos, ou até mesmo visitando parques abertos – isso porquê o mês de junho marca o início do verão no hemisférico norte e, dessa forma, as pessoas tendem a buscar por lugares mais abertos e ao ar livre para celebrar a data.

Nos países europeus

  • Rússia: Não existe uma data específica para o dia dos pais. No entanto, muitos pais comemoram a data em 23 de fevereiro, que é chamado de “dia do defensor da pátria”.

 

  • Itália, Espanha, e Portugal: nestes países europeus a data ainda é focada nas comemorações voltadas para a religião, sendo celebrada no mesmo dia de São José, 17 de março.

 

  • Alemanha: No país, o dia dos pais é comemorado na data da ascensão de Jesus, que ocorre a partir do 40º dia após o feriado de páscoa. Aqui, os pais e filhos costumam comemorar ao ar livre, saindo às ruas para passeios, piqueniques, e muitas outras atividades.

 

Se você planeja viajar para a Europa, confira no Blog da Bagaggio os países europeus que não possuem mais restrições de viagem relacionadas ao covid >

Como surgiu e é comemorado o dia dos pais no Brasil?

No Brasil, as primeiras comemorações relacionadas ao dia dos pais iniciaram na década de 50. A ideia surgiu a partir de uma ação publicitária de Sylvio Bherinh, em 1953, com o intuito de movimentar e estimular o comércio no segundo semestre do ano, já que o dia das mães movimenta a economia no primeiro semestre, e o natal e ano novo no último.

 

Sylvio marcou o dia 16 de agosto no calendário como data para a comemoração, que foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim (pai de Maria e avô de Jesus Cristo).

Com isso, a comemoração se espalhou por todo o Brasil e, assim, ficou decidido oficialmente que o dia seria comemorado em todo o país anualmente no segundo domingo de agosto – data que permanece até hoje e que, além de ser bastante importante comercialmente, também é o momento onde muitos separam o dia para celebrar a vida de cada um de seus pais através de presentes, passeios, e, principalmente, viajar para novos lugares

Onde ir no dia dos pais: quais os melhores destinos?

Além dos presentes, muitas famílias optam por celebrar o dia dos pais de forma ainda mais especial, preparando assim viagens com estes no final de semana da comemoração.

Pensando nisso, reunimos alguns destinos incríveis para você viajar com seu pai e, assim, comemorar o dia de forma especial.

 

Praias do nordeste

Espalhadas entre os 9 estados do nordeste, as praias nordestinas são belíssimos destinos para relaxar e curtir um tempo com a família. São tantas opções que acaba ficando difícil escolher apenas uma. 

Dentre as melhores praias do nordeste, você vai encontrar a premiada praia Baía do Sancho de Fernando de Noronha (PE). Um lugar paradisíaco, com água cristalina e cachoeira para completar o destino perfeito. A opção ideal para comemorar o dia de alguém tão especial.

 

Viajar pra São Paulo

Se o seu pai é do tipo que gosta de lugares urbanos, com uma excelente cobertura gastronômica e grande mistura cultural, São Paulo é o lugar ideal para visitar. 

A cidade da garoa possui museus para todos os gostos, como o MASP, Pinacoteca, Museu do Futebol, e muitos outros. Além disso, para os amantes de comida boa, o Mercadão Municipal conta com o famoso lanche de mortadela. E para aqueles que gostam da cultura japonesa, o bairro da Liberdade é o passeio ideal para conhecer um pouquinho da cultura asiática no Brasil. 

 

Se você ficou curioso para conhecer a cidade, confira outros passeios em São Paulo para incluir no seu roteiro.  

Viajar para Minas Gerais

Minas Gerais está entre os estados mais pesquisados como roteiro de viagem em todo o Brasil. E se o seu pai é apaixonado por cultura e história, ele vai amar visitar cada ponto turístico, os passeios incríveis e a culinária excepcional do estado – todos capazes de agradar os visitantes mais exigentes. 

Entre os lugares obrigatórios para quem vai viajar para Minas pela primeira vez, temos Ouro Preto, com lindas montanhas e paisagens indescritíveis, Monte Verde, para quem gosta de estar em contato com a natureza, e o Capitólio com suas lindas cachoeiras e muito mais. 

 

Viajar para o Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é um dos destinos mais procurados para serem visitados no Brasil. O Rio de Janeiro é ideal para o pai que ama conhecer lugares com lindas praias, paisagens deslumbrantes, sol e comida boa. 

Quem visita o estado pela primeira vez não pode deixar de incluir no roteiro os pontos turísticos mais famosos, como o Cristo Redentor e a Lapa, que ficam na capital. Outro passeio indispensável é o mirante da Rocinha, lugar ideal para admirar a paisagem e quem sabe provar quitutes cariocas. 

 

Gramado

Além de um dos lugares mais românticos do Rio Grande do Sul, Gramado é o destino perfeito para quem gosta de viajar com a família e quer apreciar um local que recebeu influências alemãs.  

Sua arquitetura é um dos grandes diferenciais da cidade, além da gastronomia e dos passeios. Entre as atividades mais famosas, encontramos a snowland, um parque de diversões com neve artificial. Outros passeios clássicos do local que você não pode deixar de prestigiar é a rua torta, rua coberta e o lago negro – todos gratuitos e com paisagens incríveis.

 

Depois disso tudo, fica a pergunta: o que dar de presente para o dia dos pais?

Muita informação incrível, né?

A gente entende que cada pai é diferente e possui as suas particularidades, além dos gostos distintos. Por isso, é preciso ser bastante cauteloso na hora de adquirir o presente ideal para ele e que prove o quanto você o aprecia, admira e ama. 

Se você já sabe o estilo do seu pai, mas não decidiu o que comprar, o Blog da Bagaggio preparou um conteúdo muito especial para você:

Separamos dicas de presentes para o dia dos pais que abrangem todos os estilos, com opções incríveis que o deixarão ainda mais feliz em uma data tão importante. Além disso, nosso site conta com opções de presentes para o dia dos pais para todas as ocasiões – vem conferir!

Compartilhe

Produtos que tem tudo a ver

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.