Guia Bagaggio

Viajar para Minas Gerais: saiba o que visitar no estado

18.03.2022

Minas Gerais é um dos mais acolhedores e apaixonantes destinos do Brasil. Além do famoso jeitinho mineiro, que é capaz de conquistar até o mais durão dos turistas, o estado proporciona viagens incríveis. Sem falar das locais históricos, das lindas paisagens e da culinária memorável.

Em dúvida sobre o que explorar em Minas Gerais? Pegue papel e caneta, que separamos apenas as melhores indicações para você.

1. Ouro Preto

Vamos começar por um dos locais mais famosos de Minas: Ouro Preto. São dezenas de pontos turísticos a serem visitados e belas cidades nas redondezas para passeios de bate e volta. Ah, tem também muitos mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas.

2. Parque Nacional da Serra do Cipó

O parque é um prato cheio para fãs de trilhas, cachoeiras e esportes como rapel, ciclismo, alpinismo e trekking. Localizado no município de Santana do Riacho, à 100 km de Belo Horizonte, tem belas paisagens e clima ameno. O local ainda é perfeito para se conectar com a natureza.

3. Instituto Inhotim

Inhotim é um mix de museu de arte contemporânea e jardim botânico. São mais de vinte galerias dispostas em uma área verde com mais de 20 km². Tudo tomado por belos jardins. No caminho entre as galerias, há obras de arte a céu aberto, que se juntam a flores, árvores e lagos que desenham o percurso aos visitantes.

 

4. Diamantina

É uma das mais bem preservadas cidades históricas de Minas Gerais. Diamantina reserva preciosidades ligadas à extração de diamantes no século XVIII, como os charmosos casarões e as igrejas centenárias. Aproveite para percorrer as intensas ladeiras do Centro Histórico e tomar um banho em uma das cachoeiras, como a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais.

5. Parque Nacional da Serra da Canastra

É um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, onde fica localizada a nascente histórica do rio São Francisco. O relevo acidentado e a vegetação rasteira produzem uma paisagem única. Tem grandes vistas panorâmicas e muitas cachoeiras com altura acima dos 100 metros. Para aproveitar o passeio em total segurança, é indicado contratar um guia.

6. Mercado Central de Belo Horizonte

Com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um ponto comercial que consegue unir compras e lazer. O visitante dispõe de um completo estoque dos mais variados produtos típicos da culinária e cultura mineira, como queijos, doces e artesanatos. Destaque para as praças, como a da feijoada e a do abacaxi, onde dá pra curtir muito bem a atmosfera do local.

 

Você também pode gostar:

 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.