Guia Bagaggio

5 viagens de trem obrigatórias no Brasil

04.07.2022

Engana-se quem pensa que uma boa viagem turística de trem só existe nos países europeus. O Brasil oferece passeios incríveis desse tipo, proporcionando uma volta à época em que viagens de carro e avião ainda não eram tão populares.

Listamos neste post cinco dessas experiências que valem super a pena. Todas com paisagens incríveis e aquela sensação que só os trilhos conseguem proporcionar.

Confira abaixo a lista e prepare-se para voltar no tempo.

1. Trem Maria Fumaça da Serra Gaúcha (RS)

Embarques e desembarques: Estação Ferroviária Bento Gonçalves na Cidade Alta/ Estação Ferroviária Carlos Barbosa.

A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, frutos da imigração italiana.

Um diferencial é que, a longo do percurso, os vagões do trem viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que o trem passa.

2. Passeio pela Serra do Mar: Curitiba(PR)

Embarques de desembarques: Estação rodoferroviária de Curitiba(Centro)/Estação Ferroviária de Morretes.

Nos cerca de 110 quilômetros de trajeto entre Curitiba e a Cidade de Morretes, a locomotiva passa pela reserva ecológica da Serra do Mar, com incontáveis encantos visuais. Destaque para a vista da ponte São João, com seus 55 metros de altura, que é um dos pontos altos do passeio. Experiência simplesmente inesquecível.


3. Trem da Vale de Ouro Preto (MG)

Embarques e desembarques: Embarques e desembarques: Estação de Ouro Preto / Estação de Mariana

Dezoito quilômetros ligam a turística Ouro Preto à cidade de Mariana. No percurso realizado em uma hora, o Trem da Vale circula por uma ferrovia construída em 1883, passando por túneis, cachoeiras, paredões de pedras e outros cenários típicos do interior mineiro.

4. Linha de trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (MG/ES)

Embarques e desembarques: Estação Ferroviária de Belo Horizonte: Praça da Estação (Centro) / Estação Ferroviária de Cariacica: Vitória(RS).

Único trajeto de trem diário de passageiros em atividade no país, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) liga uma série de municípios no percurso entre Belo Horizonte e Vitória. A viagem compreende 664 quilômetros de trilhos, o que faz com que o trajeto seja o mais longo de trem do país.

Do começo ao fim da linha são 13 horas em meio a belas paisagens: a mata exuberante próxima a Belo Horizonte, na região da Serra do Caraçá, pequenas cidades, algumas fazendas e também todo o cenário do Vale do Rio Doce. Como o trajeto é muito longo, uma dica é escolher trechos para aproveitar. Vale destacar que alguns vagões funcionam como lanchonetes e restaurantes.

5. Expresso Turístico da CPTM (SP)

Embarques e desembarques: Estação Luz, no centro da capital paulista, com destino a Jundiaí, Paranapiacaba e Mogi das Cruzes.

Aos domingos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) oferece passeios turísticos para a Vila de Paranapiacaba (Santo André), Mogi das Cruzes e Jundiaí. Os percursos são feitos em vagões dos anos 60, com funcionários vestidos a caráter, que também contam histórias a respeito das ferrovias paulistas.

Um dos passeios de trem da CPTM mais procurados pelos turistas é o com destino à Paranapiacaba, que abrigou imigrantes ingleses no fim do século 19, vindos ao Brasil para a construção da ferrovia paulista. São 48 quilômetros de linha férrea, percorridos em 90 minutos.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.