Guia Bagaggio

O que posso levar na bagagem em voos nacionais e internacionais? Tiramos as principais dúvidas

01.02.2022

Fósforo, desodorante, inseticida… confira o que pode e não pode ir na sua mala

Você está prestes a embarcar no seu voo, quando um profissional do aeroporto inspeciona sua bagagem e diz: “este produto não pode ir a bordo. Vai ter que descartar”. Você tenta argumentar, mas, quando vê que não tem jeito, acaba pegando o item e jogando na lixeira com lágrimas nos olhos.

Ok, pode não ter a parte das lágrimas, mas é uma situação triste e chata, que possivelmente você já passou, ou conhece alguém que tenha passado. E a única forma de evitar é saber o que pode e o que não pode ir na sua bagagem.

Mas fica tranquilo, que montamos uma lista atualizada e de fácil acesso para não precisar mais ter que descartar seus pertences antes de embarcar.

Garrafa de Água

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Já para voos internacionais, não pode levar a garrafa, porque o limite de líquidos para esse tipo de voo é de 100 ml.

Inseticida Aerossol

Não pode nem na bagagem de mão, nem na despachada. Se você precisar de um inseticida no seu local de destino, compre um novo lá.

Desodorante Aerossol

Itens de higiene em aerossol podem ser levados, mas tem regras, que são: só pode até 4 frascos de no máximo 300 ml ou 300 gramas cada. No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

Essa orientação também vale para espuma de barbear, spray de cabelo e até bombinhas de asma.

 

Lâmina de barbear

Pode levar, desde que seja dos modelos descartáveis. Os modelos que permitem encaixar a lâmina inteira não podem ser levados.

Tesourinha de unha, cortador de unha e alicate de cutícula

Cortador de unha e alicate de cutícula podem, mas a tesourinha de unha não pode, por ser pontuada.

Você só pode levar tesoura com ponta arredondada (tipo as infantis) ou ponta reta, e elas não podem ter mais do que 6 cm a partir do eixo de abertura dela.

Água sanitária

Alvejantes líquidos que contenham cloro, soda cáustica e água oxigenada não podem. Se precisar de um desses, compre no destino.

Fósforos

Podem ser levados na bagagem de mão desde que sejam fósforos de segurança. Ou seja, aqueles que só acendem ao serem riscados em uma superfície específica para isso, que geralmente vêm na lateral da caixa. Fósforo que acende em qualquer superfície áspera não pode. Além disso, as caixas só podem se estiver escrito na embalagem que contém, no máximo, 40 fósforos.

Isqueiros

Podem desde que sejam de fluído ou gás líquido e não tenham mais de 8cm de comprimento. Um ponto importante é que eles devem ser levados junto ao corpo do passageiro, e não na bagagem. E só pode um isqueiro por passageiro.

Álcool

Pode levar álcool líquido ou gel, desde que as embalagens sejam originais (não pode se você pegar um frasco de outra coisa e encher com álcool). Outro cuidado é que a embalagem precisa ser de até 100 ml.

 

 

Agora que você sabe tudo o que pode e não pode ir na sua bagagem, que tal uma mala novinha para deixar a próxima viagem ainda melhor? Clique aqui para conhecer as malas Bagaggio e aqui para saber tudo o que precisa para deixá-la sempre novinha.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.