Guia Bagaggio

Catar: o que você precisa saber antes de viajar

31.08.2022

2022 é ano de Copa e, dessa vez, o mundial acontecerá no Catar. O mundo está com os olhos voltados para o país, que possui costumes e cultura completamente diferentes da cultura brasileira. E é por isso que separamos algumas dicas e informações importantes que você precisa saber antes de planejar uma viagem para o Catar. Continue lendo para saber mais!

Saiba mais no Blog da Bagaggio sobre o que se pode levar na mala em voos nacionais e internacionais >

Onde fica o catar?

O Catar está localizado na península arábica, voltado para a parte ocidental da Ásia. São cerca de 14 horas de voo do Brasil até o Catar – se considerarmos um voo sem escalas. Como resultado da sua riqueza petrolífera, o Catar conseguiu construir uma infraestrutura moderna com um excelente sistema de saúde e educação. Devido a estas realizações, o país está entre os melhores para se viver.

Precisa de visto para ir para o Catar?

Se você pretende visitar o Catar, temos boas notícias! Com o acordo feito entre o Brasil e o Catar, os brasileiros que pretendem viajar para lá, podem ficar no país por até 90 dias, sem precisar de visto. Porém, essa permissão só é válida para pessoas que estão indo pelo turismo e para realizar negócios.  

Fique atento a outros documentos importantes que podem ser solicitados para entrar no país. Verifique se é necessário levar a carteira de vacinação, documento comprovando que você já tomou as doses contra Covid, teste comprovando que você testou negativo para covid, seguro viagem, comprovante de hospedagem e de renda. 

Clima do Catar

O Catar é um país desértico, ou seja, possui altas temperaturas, clima seco e árido, com baixa frequência pluvial. Por esse motivo, é imprescindível que você saiba exatamente o que levar na mala para não sofrer com as condições climáticas do país. O ideal é selecionar roupas longas de cores claras, tecidos leves e mais frescos, que protejam sua pele dos raios solares. Aposte em óculos de sol, chapéus e muito protetor solar.

 

grátis Foto profissional grátis de água, Alasca, alvorecer Foto profissional

Catar é a sede da Copa

Se você é apaixonado pelo mundial, saiba que a sede do evento deste ano será no Catar. A copa terá seu início marcado para o dia 20 de novembro (domingo) e sua grande final acontecerá no dia 18 de dezembro (domingo). O país conta com vários estádios construídos para a ocasião e nós separamos alguns deles para você conhecer melhor:

Estádio Nacional de Lusail

O Estádio Nacional de Lusail será o responsável por acolher os jogos de abertura e a grande final do evento. A arena em questão, está localizada na cidade de  Lusail, ao norte de Doha. Além disso, dois dos três jogos da fase de grupos do Brasil, serão neste estádio. 

Estádio Al Bayt

O estádio Al Bayt está localizado na cidade de Al Khor. A arena foi inspirada nas tendas (Bayt al sha’ar) que os povos antigos usavam. O estádio receberá alguns jogos das fases de grupo até as semifinais. 

Estádio Education City

O estádio está localizado a 7 km do centro de Doha, possui capacidade para 40.000 mil pessoas e vai receber os jogos da fase de grupos, até as quartas de finais. 

Khalifa

Um dos principais estádios do Catar, foi um dos únicos que não foi construído do zero para receber o mundial, está localizado a 10 km do centro da cidade de Doha. Khalifa será sede dos jogos da  fase de grupos, até o jogo de disputa pelo 3º lugar.

grátis Bola De Futebol No Gramado Durante O Dia Foto profissional

Comemorações

A copa é uma das competições mais amadas pelos brasileiros. Mas se você está indo para o Catar para ver os jogos e torcer pelo nosso país, existem algumas regras a serem seguidas antes de dar início às comemorações:

Consumo de álcool

No Catar é proibido ingerir bebidas alcoólicas, durante o evento só será permitido o consumo em lugares e horários pré definidos pelos organizadores do mundial. 

Demonstrações de afeto

Não é novidade que os brasileiros são considerados pessoas muito calorosas e que gostam de expressar o seu afeto, principalmente com quem amamos e em momentos de grande alegria. No Catar, demonstrações de afeto em público são consideradas atos obscenos, então, é importante que seja evitado.

Fotografias

O Catar é um país lindo, cheio de cultura e muitas belezas naturais. É natural querer tirar foto com tudo o que você vê pela frente, afinal, quem não quer ter registros de uma viagem inesquecível? Porém, existem alguns cuidados que você precisa seguir. É proibido tirar fotos de pessoas sem autorização, policiais, prédios militares, embaixadas e do governo.

O que fazer no Catar?

Depois de tudo que vimos hoje, de fato, o Catar possui muitas particularidades. Mas é perceptível o quanto a cultura do país é rica e carrega muita ancestralidade. E para que você tenha uma experiência incrível, é preciso fazer passeios que te insiram na cultura catarense. Separamos algumas atividades que você pode adicionar no seu roteiro de viagem e, assim, tenha acesso ao melhor que o Catar pode oferecer.

Forte Al Zubarah

Al Zubarah é um forte no Catar que data do século 18. Foi construído para proteger a cidade de Zubarah, que era um importante porto comercial na época. Zubarah foi atacada e destruída, e o forte foi abandonado. Atualmente, ele se encontra restaurado e hoje abriga um museu que expõe artefatos e obras de arte. 

Esculturas rupestres de Al Jassasiya

O Catar é um país rico em história e cultura, e isso fica evidente nas esculturas rupestres de Al Jassasiya. Estas esculturas são um testemunho da vida da antiga população do Catar. Algumas das esculturas representam cenas de caça, outras são de deusas e deuses egípcios, mas todas elas são belas e únicas, e nos transportam para o passado do país.

Museu Nacional do Catar

O Museu Nacional do Catar é um museu de história natural e antropologia. Ele está localizado em Doha. O museu tem uma coleção de itens que inclui os temas relacionados a história do país, a arqueologia, etnografia, zoologia e muito mais. 

Gold Souq

Localizado em Doha, o Gold Souq é o lugar ideal para quem deseja comprar jóias e outros objetos de valor. Você pode encontrar uma grande variedade de produtos, desde anéis e brincos até pulseiras e colares. Além disso, o Gold Souq também oferece uma ótima oportunidade para quem quer aprender mais sobre o comércio de ouro.

Jantar no deserto

A culinária do Catar é uma mistura de influências árabes e indianas. Os pratos são geralmente muito picantes e condimentados, são feitos de carne ou frutos do mar. E melhor do que apenas desfrutar da culinária desse país, é jantar no deserto em uma experiência única, onde você pode curtir uma noite estrelada, na areia e relaxar em meio ao silêncio e tranquilidade. 

Como organizar a mala para viajar ao Catar?

Agora que você já sabe sobre a cultura, alguns costumes e cuidados necessários para fazer uma boa viagem ao Catar, chegou a hora de organizar a sua mala. O primeiro passo é comprar uma mala de qualidade e que ofereça segurança para os seus pertences, em seguida:

– Coloque as roupas mais leves no fundo da mala para não amassá-las.

– Empacote as roupas conforme as atividades que você planeja fazer.

– Leve mais roupas caso pretenda praticar esportes ou fazer caminhadas.

– Não se esqueça de levar protetor solar, óculos de sol e chapéu para se proteger do calor intenso. 

– Leve também um casaco para os dias mais frios.

grátis Foto profissional grátis de bagagem, embrulho, fechar-se Foto profissional

Se você ainda não possui uma mala ideal para realizar uma viagem desse porte, não se preocupe. O Blog do Bagaggio possui um conteúdo especial que te auxiliará a escolher a melhor mala de viagem

Além disso, nosso site também conta com opções ideais de malas de todos os tipos, pelo melhor preço. Não deixe de conferir!

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.