Guia Bagaggio

Como cuidar da sua mala e deixá-la sempre nova

14.02.2023

Se você ama viajar, provavelmente tem uma fiel escudeira: sua mala de viagem. Se a mala for de qualidade, a grande maioria dos defeitos possíveis a acontecer com ela são ocasionados por problemas de uso, que podem ser resolvidos com mudanças simples de hábito. Além de ajudar a aumentar a durabilidade do produto, você passa a ter uma mala nova por muito mais tempo e sempre pronta para a próxima viagem. Quer aprender a cuidar da sua mala para deixá-la sempre bonita, limpa e resistente? Então, continue lendo este guia que a Bagaggio criou especialmente para você.

Escolha sua mala corretamente

Parece óbvio dizer, mas escolher o tipo certo de mala que atende às suas necessidades é essencial. Suponha que você tenha uma longa viagem marcada, mas só possui uma mala de bordo. Provavelmente você sentirá necessidade de sobrecarregar a mala com mais roupas e objetos para suprir todos os dias da viagem, comprometendo a estrutura dela. No artigo “Mala de viagem: como escolher a melhor opção”, explicamos como cada tipo de mala atende a diferentes necessidades.

Mala Marina

Limpe sua mala de forma correta

A mala de viagem é um item que apesar de usarmos com pouca frequência, suja bastante cada vez que sai do armário. Por isso, se você vai guardar sua mala, lembre-se de limpá-la antes. Essa atitude, que ocupa menos de 5 minutos do seu tempo, garante uma vida útil muito maior ao produto. Como as malas possuem materiais diferentes, o mais indicado é seguir orientações específicas de acordo com a sua. Confira:

Leia também: diferença entre os principais materiais da mala

Malas rígidas

Para malas de ABS, polipropileno ou policarbonato, um pano úmido é suficiente na maioria dos casos. No caso de sujeiras pesadas, detergente neutro aplicado com uma esponja resolverá o seu problema. Entretanto, não esfregue ou utilize esponjas ásperas, pois isso pode comprometer o material da sua mala, arranhando e descascando a cor. Feito isso, seque-a com um pano seco e limpo e armazene em um local arejado e limpo.

Mala Kyoto

Malas de tecido

Para malas de nylon ou poliéster, um pano úmido também pode ser suficiente, dependendo da situação da sua mala. Se sentir necessidade de uma limpeza mais profunda, opte por limpar com detergente neutro diluído em água com uma escova de cerdas macias. Após a lavagem, passe somente água para evitar marcas no tecido. Feito isso, deixe a mala secar naturalmente e armazene em um local arejado e limpo.

É importante citar também que, independente do material da sua mala, verificar regularmente se as rodas não possuem acúmulo de cascalho ou sujeira pode evitar um desgaste mais acelerado.  

Saiba como guardar sua mala

Evite guardar suas malas empilhadas ou deixá-las deitadas com objetos em cima. O peso pode deformar a estrutura da sua bagagem e até mesmo quebrá-la. O ideal é armazenar as malas na vertical, em locais sem umidade. No caso de malas confeccionadas em poliéster ou nylon, o ideal é mantê-las cobertas por capas de proteção para evitar o acúmulo de poeira. Evite as sacolas plásticas, pois elas impedem a ventilação.

Falando nisso, você conhece a mala Slim dobrável da Bagaggio? Além de super estilosa, ela é perfeita para armazenamento em espaços pequenos. Confira aqui.

Mala Slim

Utilize capas de proteção

Como você viu acima, a capa de proteção é uma verdadeira salvação que muita gente desconhece! Elas possuem ótimo custo-benefício e evitam que sua mala fique exposta à umidade ou poeira, o que oferece mais durabilidade a ela. Além de serem aliadas no armazenamento, as capas são itens ideais para proteger as suas malas de arranhões e situações que possam danificá-las ou comprometer a qualidade delas, principalmente em aeroportos. Além disso, elas auxiliam muito na identificação.

Cuidado ao abrir e fechar o zíper

Quem nunca estava com pressa por causa de uma viagem e acabou maltratando o zíper que fecha a mala? Evite forçar a abertura da mala com metade do zíper ainda fechado e atente-se também para a quantidade de itens dentro da mala, como mencionamos na primeira dica. Uma mala muito cheia pode forçar o zíper e diminuir sua vida útil. Nesses casos, é melhor optar por uma mala maior ou levar alguns itens em uma segunda mala.

Previna rasgos no tecido

Que o transporte de objetos pontiagudos, pesados ou rígidos pode danificar o interior das malas, muita gente já sabe. Porém, no caso de malas de tecido, estes objetos podem estragar o tecido de dentro para fora com o manuseio e até mesmo rasgar a sua mala. Por isso, organize os itens com cuidado para evitar esse desgaste e, caso necessário, opte por uma mala maior ou confeccionada por um material mais rígido, como o ABS, ou polipropileno ou policarbonato.

Mala Continental

E aí, curtiu as dicas da Bagaggio? Agora que você sabe como deixar a mala sempre nova e livre de estragos, acesse o nosso site e confira todas as opções!

Já segue a Bagaggio nas redes sociais? Por lá, comunicamos promoções, damos dicas de produtos, divulgamos parcerias e muito mais! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook e TikTok. Se você quer garantir os melhores descontos em bagagem, mas prefere ver os produtos pessoalmente, encontre a Bagaggio mais próxima clicando aqui.

*Material originalmente criado em 24/01/2022.

Compartilhe

Produtos que tem tudo a ver

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.