Guia Bagaggio

Como escolher o melhor lugar no avião – o guia completo

16.03.2022

Quem viaja de avião com frequência certamente já passou pela situação de amar o assento escolhido ou de ficar muito decepcionado. Existem muitos fatores para considerar ao selecionar onde você deseja sentar no avião para uma viagem mais tranquila (principalmente se for uma viagem longa). E organizamos todos eles neste post.

Então já coloca o sinto, se liga nas dicas e boa viagem!

Dicas básicas para um bom assento

A primeira dúvida na escolha do assento é “janela ou corredor?”. Considere janela se você gosta de dormir, apreciar a paisagem e não ser incomodado pelos colegas de fileira quando eles precisarem ir ao banheiro.

Já o corredor é mais indicado para pessoas mais altas, que precisam de mais espaço. Ou mesmo para quem gosta de se movimentar. Além disso, fica mais fácil ir ao banheiro sem incomodar ninguém. Ou seja, se você costuma ir com frequência, considere o corredor.

Vale também destacar que, se você gosta de silêncio, dê preferência a sentar na parte da frente da aeronave. Principalmente se for até a fileira 8 em voos domésticos e até a fileira 21 em voos internacionais. Por serem mais longe do motor, esses lugares são mais silenciosos.

O que evitar ao escolher o assento no avião?

1) Poltrona do meio
Se o avião for de três assentos, não escolha a do meio. Você fica espremido e sem muita posição para colocar os braços.

2) Assentos que não reclinam
Existe uma grande chance de o passageiro da frente reclinar e você ficar espremido. Para identificar esses assentos, eles ficam na última fileira da cabine ou na fileira antes da saída de emergência.

3) Poltronas próximas aos banheiros
O entra e sai de pessoas, a porta batendo e a descarga sendo acionada a todo o momento incomodam e tiram a tranquilidade da viagem.

4) Lugares próximos às galleys
Galleys são as cozinhas do avião, que costumam ser barulhentas antes e depois das refeições, além de serem utilizadas pelos comissários para conversarem entre si.

5) Fundo da aeronave
Existe o risco de, durante a refeição, você ficar sem opção de escolha da comida e ter que ficar com o que sobrou. Além disso, demora bem mais para desembarcar. Mas atenção: como esses assentos costumam ser menos procurados, a chance de ter poltrona vazia ao seu lado é maior.

6) Assentos da primeira fileira
Pode acontecer de você viajar ao lado de crianças recém-nascidas, já que é na primeira fileira que há espaço para colocar berço. Outra possibilidade é a companhia aérea precisar ceder o seu assento para uma pessoa com deficiência e te realocar para um novo assento, que pode ser um lugar ruim. Por outro lado, a primeira fileira costuma ter espaços maiores, então avalie o risco.

O que fazer na escolha do assento

1) Reserve a poltrona na compra da passagem
Este é o momento em que há mais opções de assentos.

2) Fazer o check-in assim que ele abrir
Caso a opção 1 não seja possível, considere que a maioria das companhias áreas libera o check-in online entre 24 horas e 1 semana antes do voo. Os primeiros a fazerem o check-in são os que encontram o maior número de poltronas livres. Ou seja, os melhores lugares.

3) Use o SeatGuru.com
Neste site, informando alguns dados do voo, você consegue ver o mapa da aeronave, com assentos sinalizados na cor vermelha (os piores), amarela (com observações) e verde (os melhores). Assim fica bem didático de identificar.

4) Procure um agente de aeroporto
É comum alguns assentos vagarem no dia da viagem, por isso é possível fazer uma última tentativa com o agente do aeroporto no portão de embarque. Nesse caso, informe seu cartão de fidelidade, pois algumas companhias liberam assentos exclusivos para seus clientes fiéis.

Já utilizou alguma dessas dicas?

 

Leia também:

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.