Guia Bagaggio

A escolha das malas é um dos pontapés iniciais de qualquer viagem. Mas pode gerar várias dúvidas. Afinal, qual material eu dou preferência? Que tipo de rodas são as melhores? Qual é o tamanho que não precisa despachar de acordo com as leis vigentes?
Calma, que vamos explicar tudo para você comprar a mala ideal para você. Vamos analisar ponto a ponto?
—————–
Está com pressa? Neste artigo falamos sobre:
- Tamanho da mala;
- Materiais (nylon, poliéster, ABS, polipropileno, policarbonato);
- Diferenciais (cadeado TSA, zíper antifurto, rodas com giro 360º, alça dupla, mala expansível).
Você pode pular diretamente para o tópico de maior interesse.
—————–
TAMANHO
A mala é geralmente comercializada em três tamanhos: bordo, médio e grande, que também podem ser encontradas com a nomenclatura P, M e G.
O diferencial da mala de bordo é ter as medidas exatas para ser levada junto a você no avião. Ou seja, não precisa despachar. Em compensação, os modelos M e G têm mais espaço interno disponível, sendo mais adequadas para viagens maiores ou para a família que viaja junta.
Vale ressaltar que existem alguns tamanhos que fogem da regra P, M e G. Caso opte por alguma delas, atente-se sempre à regra das dimensões de 158 cm lineares de mala para despachar. Ou seja, somando altura, largura e profundidade, a mala despachada não pode somar mais do que 158 cm. Na dúvida, dê preferência a comprar malas em lojas oficiais, como a Bagaggio, que já desenvolvem os produtos considerando as políticas dos aeroportos e das companhias de aviação.
MATERIAIS
Os materiais de mala mais comuns são poliéster, nylon, ABS, polipropileno e policarbonato. As duas primeiras são materiais softs (moles), já as três últimas são rígidas. Falamos melhor de cada um deles abaixo:
Nylon (mala soft)
O nylon é um material maleável e super resistente, que é obtido através de combinações químicas. É mais comum em bolsas de viagem.
Poliéster (malas soft)
É um tecido que proporciona muita durabilidade, resistência e também retenção de cor ao longo do tempo. Se você tem uma mala de tecido, é bem provável que seja de poliéster. Uma de suas melhores características é poder ser lavada e, pela sua estrutura, geralmente tem bolsos externos, facilitando a organização principalmente em malas de bordo, caso precise pegar algum item no aeroporto, por exemplo.
ABS (mala rígida)
O ABS é um dos principais materiais de mala, com um dos melhores custo-benefício que existem. Ele é uma variação de plástico bem resistente, rígido e mais leve, que é eficiente contra arranhões, não penetra água e tem acabamento mais vivo e colorido. Por isso, é perfeito para aquele aerolook bem estiloso.
Polipropileno (mala rígida)
A olho nu, o polipropileno (também conhecido como PP) é bem parecido com o ABS, mas oferece mais resistência por ser um polímero termoplástico. Ele possui estrutura rígida, leve e pode ser encontrado em diversas cores.
Policarbonato (mala rígida)
O policarbonato é o material de mala mais resistente a impactos e a variações de temperaturas entre todos os citados. Por isso, é considerado um material premium. Sua resistência é tamanha, que é o policarbonato que é aplicado em vidros para torná-los à prova de bala.
DIFERENCIAIS
Existem algumas características que vale a pena você considerar ao comprar uma mala. Listamos abaixo.
Cadeado TSA
As bagagens despachadas em aeroportos passam por inspeção e, caso a Polícia Federal precise abrir sua mala para verificar o interior, ela tem permissão para estourar o cadeado. O problema é que o procedimento pode destruir o zíper da mala. Para resolver, opte por malas com cadeado TSA. Elas têm compartimento para uma chave que apenas a polícia tem, capaz de abrir o cadeado e fechar sem causar danos.
Dica: como a mala de bordo não precisa ser despachada, o cadeado dela não precisa ser TSA.
Zíper antifurto
Esse tipo de zíper tem dupla camada, que reforça a segurança e impede de conseguirem acessar o interior da bagagem enfiando algo pontiagudo no zíper.
Rodas com giro 360º
As rodas com giro 360º facilitam o transporte da mala, que não precisa ser “inclinada” para transportar, como acontece quando a mala tem rodas simples. Basta empurrar a mala, que ela desliza sobre o chão. Sem esforço.
Mala expansível
Perfeita para quem precisa de mais espaço, ela possui um zíper extra, que permite ganhar alguns centímetros a mais de espaço. São perfeitas para quem costuma levar muita bagagem.
Alça dupla
Prefira sempre malas que tenham alça com duas barras. Assim, é possível encaixar frasqueira, bolsa ou mochila que tenham alça carona. No momento da viagem, é uma ajuda para levar menos peso.
Agora que você já sabe tudo para definir a melhor mala, você pode acessar nosso site e escolher a sua preferida. Tem mais dicas legais para compartilhar? Conta pra gente no nosso Instagram: @bagaggio.
Produtos que tem tudo a ver
Talvez você também goste

Mala colorida: por que você deve ter uma?
05.08.2022Convenhamos, malas coloridas são lindas. O que você talvez não…
Veja mais

América do Sul: 5 lugares que você precisa conhecer no continente
15.03.2022Sabe aquela sensação de estar em um lugar de tirar…
Veja mais

Como comer e beber de graça no aeroporto?
19.05.2022Certamente, você já ouviu falar das salas vips com buffet…
Veja mais

Europa: confira lista de países que não possuem mais restrições (atualizado em maio de 2022)
11.05.2022Quem precisou viajar durante a pandemia sabe bem o quanto…