Guia Bagaggio

Entenda o limite de peso para animais em voos

15.03.2024

A companhia aérea, Latam, suspendeu a exigência de limite para transportar animais de até 7kg na cabine. Antes, mesmo que pequenos, alguns bichinhos iam direto para o porão por ultrapassarem essa medida máxima.

Além disso, para alegria dos tutores, agora, a companhia mede os pets com base na altura da bolsa de transporte. Nesse caso, o que vale é o animal ser capaz de ficar em pé dentro do contêiner e se movimentar naturalmente, sem tocar nas paredes ou no teto.

Fique atento!

As regras do tamanho da bolsa/caixa de transporte se mantém: Medidas máximas permitidas: até 28 cm de largura, 25 cm de altura e 40 cm de comprimento.

Contudo, o próprio comunicado, no site da Latam,  informa que os assentos permitidos para viajar com bichinhos variam conforme o modelo de cada avião. Confira:

Vale ressaltar que cães ou gatos só podem viajar, se cumprirem todas as regras (que já valiam antes):

  • A caixa ou bolsa deve cumprir as medidas e condições que garantam segurança durante o transporte;
  • O tutor deve estar viajando em Cabine Economy ou Premium Economy;
  • A viagem deve ser para destinos que permitam a entrada de animais domésticos;
  • Deve haver lugares suficientes na cabine do avião;
  • O serviço deve ser confirmado junto ao Contact Center (no Brasil, Central de Vendas e Serviços) antes de chegar ao aeroporto;
  • O animal de estimação não pode estar sedado e deve cumprir todos os requisitos de viagem;
  • Passageiros com animais de estimação não podem viajar nas primeiras fileiras e nem nas saídas de emergência.

Exceções: quando o peso pode ser ignorado?

“Para toda regra há uma exceção” essa famosa frase, também se aplica para os voos. Por exemplo, no caso de cães guias, a regra do peso deixa de valer e eles, automaticamente, podem viajar com os tutores. Nesse caso, o animal tem direito de ir nos pés do passageiro, fora da caixa, sem que seja necessário pagar mais uma passagem. Contudo, além das documentações já exigidas para os outros pets, é obrigatório um certificado de adestramento.

Em suma, o porão também é seguro, possuindo, inclusive, uma temperatura entre 10° e 23° C e é pressurizado, ou seja, tem a circulação de ar.

Documentos para viagem de animais

  • ​Identificação do proprietário (nome completo, endereço, RG e CPF, telefone)
  • Identificação do animal (nome, espécie, data de nascimento, microchip, pelagem, raça)
  • Informações sobre o tratamente antiparasitário.
  • Carteira de vacinação
  • Atestado do médico-veterinário (fique atento aos prazos estabelecidos pela empresa ou pelo país específico para onde está viajando)

Observação: A vacina antirrábica é a mais exigida.

Geralmente, as vacinas precisam ser aplicadas dentro de 30 dias antes do voo, e o atestado médico, em 10 dias. No entanto, como esse prazo é muito variável, precisa ser conferido nas normas da companhia aérea.

Portanto, para voos internacionais, talvez seja preciso emitir o passaporte para trânsito de cães e gatos, além de identificação por microchip ou Certificado Zoossanitário internacional (CVI), expedido pela Vigilância Agropecuária Internacional.

Em suma, agora que você já sabe os requisitos para conseguir transportar seu pet, resta saber para onde você vai levá-lo. Que tal conferir uma lista com todos os feriados deste ano?

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.