Guia Bagaggio

Bagagem de mão: reunimos as principais dúvidas de viagem

05.04.2022

Bagagem de mão é aquela que não precisa despachar na hora do check-in e você pode levar consigo dentro do avião, sem precisar pagar a mais por isso. Por ser um tema cheio de regras, é comum surgirem dúvidas. Mas fique tranquilo, que vamos ajudar!

Neste post, respondemos todas as principais, para você viajar tranquilamente com sua mala de bordo.

Leia também:

 

1) Qual é o tamanho permitido?

No caso de voos nacionais há um padrão estabelecido pela ANAC para tamanhos de mala de bordo, que é 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de profundidade.

Para voos internacionais, o ideal é sempre acessar o site da companhia aérea onde você planeja viajar, para conferir as regulações de tamanho de mala. Isso porque existem divergências dependendo do destino e da empresa área contratada.

2) Qual é o peso permitido?

A franquia para bagagem de mão é de, no mínimo, 10kg. Ou seja, o passageiro pode levar com ele na cabine da aeronave até 10kg sem qualquer custo extra;

3) Posso levar uma segunda bolsa ou mochila?

Sim, além da mala de bordo, você pode embarcar com um objeto pessoal, que pode ser bolsa, mochila ou sacola pequena com as medidas máximas de 35 x 20 x 45 cm. Lembre-se de casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

4) Onde posso colocar a bagagem de mão durante o voo?

A bagagem de mão pode ser colocada no bagageiro superior da aeronave (aqueles acima dos assentos). Em caso de mochilas ou bolsas, a recomendação é armazenar no espaço disponível abaixo da poltrona à frente.

5) Posso levar remédio na bagagem de mão?

Sim, mas apenas dentro da embalagem original do medicamento. No caso de medicação contínua ou controlada, é indicado levar uma prescrição médica, registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. Essa medida não é obrigatória no Brasil, mas é sempre bom ter a receita para evitar problemas.

Já no exterior, é recomendado que o passageiro leve consigo também uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos.

 

6) O que NÃO posso levar na bagagem de mão?

Alguns dos principais objetos que você não pode levar na bagagem de mão são itens que podem oferecer algum risco à segurança, como líquidos inflamáveis, isqueiros, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares. Armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo) e sprays de pimenta também não são permitidas. Em caso de dúvidas específicas, consulte a companhia aérea em que você vai viajar.

7) Posso levar líquidos na bagagem de mão?

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro. E a capacidade de cada recipiente não pode ultrapassar 300g ou 300ml.

Em voos internacionais os líquidos devem ser armazenados em frascos de até 100 ml, que devem ser colocads em uma embalagem plástica transparente, com sistema fácil de abertura e fechamento (tipo um zip lock). A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro.

 

8) Pode levar bebida alcoólica na mala de bordo?

Em voos nacionais, você pode levar até cinco garrafas de bebida alcoólica que tenham teor alcoólico entre 24% e 70% (acima disso é proibido). Mas cada garrafa precisa ter no máximo um litro de capacidade. Já para bebidas com teor abaixo de 24%, não há restrição de unidade, porém a regra de um litro no máximo por garrafa se mantém. Em voos internacionais, as bebidas alcoólicas só podem ser despachadas ou compradas no duty-free.

 

 

 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.