Guia Bagaggio

Seguro viagem vale a pena? Entenda o que é e sua importância!

31.10.2023

O que é Seguro Viagem?

Você esta com dúvidas sobre o que é Seguro Viagem e como funciona? Então, veio ao lugar certo! Preparamos uma leitura rápida e dedicada para tirar todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem.

Vamos lá?

O Seguro viagem, é um tipo de proteção financeira que você pode adquirir antes de viajar. Ele oferece cobertura para uma variedade de situações imprevistas que podem ocorrer durante uma viagem, como doenças, acidentes, cancelamento de viagem, atrasos de voo, perda de mala e outras emergências.

Em geral, ele é adquirido, principalmente, por gerar tranquilidade ao evitar futuras dores de cabeças com gastos excessivos.

Descrição: Seguro Viagem. Fonte: Freepik

Como funciona?

Basicamente, funciona da seguinte forma: depois de planejar a viagem e acertar todos os detalhes, como, hospedagem, passagens aéreas e etc. O viajante contrata a cobertura de um seguro viagem durante o período em que ficará longe de casa.

Em relação a contratação, ela pode ser feita pela internet diretamente com a corretora de seguros ou agência de viagens autorizada para comercialização. Em seguida, algumas informações com os principais detalhes da viagem serão solicitados, como:

  • Quantidade de passageiros;
  • Destino da viagem (informar todos os pontos, mesmo que tenha mais de um)
  • Data de embarque e desembarque;
  • Tipos de coberturas desejadas.

Através de todas as informações fornecidas e considerando as coberturas solicitadas, é possível apresentar os valores.

É válido ressaltar que a vigência do seguro inicia apenas no dia do embarque, e finaliza após o retorno da viagem para casa!

Caso aconteça algum imprevisto ao longo da viagem, é necessário que o cliente entre em contato com a seguradora, informe o ocorrido e envie a documentação solicitada e eles irão instruir sobre o que fazer ou como ir ao hospital, por exemplo. Dessa forma você não precisa pagar nada a mais por isso, pois o seguro arca com todas as despesas.

No caso do seguro por reembolso, você arca com os custos que precisar, por exemplo, médico, dentista ou outro profissional, e somente depois acione o seguro, apresentando as notas fiscais para o estorno do valor gasto.

Há produtos para todos os destinos – no Brasil e no exterior –, adequados a todos os perfis de turistas e de profissionais que viajam a trabalho.

Quais os benefícios?

Dentre os inúmeros benefícios, o fato de você solucionar o seu problema com a orientação correta, de maneira rápida e principalmente, sem gastos excessivos, já torna a viagem menos estressante.

Em alguns lugares, como nos Estados Unidos, uma internação pode chegar a U$3.500 por dia. Por outro lado, com o seguro viagem varia em torno dos 20 reais por dia. Um alívio para o bolso, não é mesmo?

Seguro viagem é obrigatório?

A resposta é: depende!

O seguro viagem pode ser obrigatório, dependendo do destino escolhido.

Seguro viagem para viagem nacional, por exemplo, não é obrigatório. Contudo, é altamente recomendado, principalmente se o seu destino for palco de esportes radicais ou ecoturismo, e você não tiver um plano de saúde que cubra nacionalmente.

Já no caso do seguro viagem para viagem internacional, os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen exigem a contratação de um seguro com cobertura médica no valor mínimo de EUR 30 mil. Entretanto, não é em toda viagem internacional que essa obrigatoriedade ocorre, como é o caso dos Estados Unidos, Chile e Reino Unido.

De modo geral, caso seja possível, proteja-se e invista em um seguro!

Como fazer um?

Depois de fazer todo o planejamento de atividades, passeios, duração da viagem, é importante entender as condições da seguradora e qual mais se adequa às suas necessidades.

A contratação é realizada por meio de uma corretora autorizada pela SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados.

Na maioria dos casos, o processo pode ser feito online, sem burocracia ou demora na liberação da apólice. Depois de contratado, para curtir o destino é necessário imprimir as informações compartilhadas pela seguradora e levar durante a viagem.

O que o seguro de viagem cobre?

Por meio da Resolução CNSP n° 315, de 26/09/2014 da SUSEP tornou obrigatório oferecer ao menos uma das coberturas ou serviços desta lista:

  1. Despesas médico-hospitalares (DMH) ou odontológicas ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita;
  2. Regresso sanitário, também chamado de repatriação;
  3. Traslado médico;
  4. Traslado do corpo;
  5. Morte em viagem;
  6. Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem;

Já as coberturas adicionais, que podem ser contratadas a parte pelos segurados que precisam de uma proteção mais ampla. Por isso, veja as principais a seguir e entenda como elas funcionam.

Atendimento para Covid-19 e pandemias;

  1. Cancelamento de viagem;
  2. Volta antecipada por conta de acidente;
  3. Despesas de bagagens extraviadas, perdidas ou danificadas;
  4. Acidentes em esportes radicais;
  5. Atraso de voo;
  6. Gestantes.

Não poderá ser denominado “seguro viagem” o contrato que ofereça coberturas básicas cujos sinistros sejam causados exclusivamente por acidentes pessoais.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.