Guia Bagaggio

Saiba o que você pode levar na mala de bordo

31.08.2021

Você sabe o que pode ou não levar na sua bagagem de mão? Qual o tamanho máximo permitido para a sua mala de bordo? O peso máximo que ela pode ter para embarcar junto de você? O Guia Bagaggio vai tirar todas as suas dúvidas em relação a este assunto.

O QUE É CLASSIFICADO COMO BAGAGEM DE MÃO?

Antes de mais nada, é importante entender o que é considerado como bagagem de bordo, especificações sobre peso, tamanho e o que pode ser levado junto com você dentro do avião. 

Este tipo de bagagem é a que o passageiro carrega consigo na cabine do avião e que não precisam ser despachadas, ao contrário das malas de tamanho pequeno (fora das especificações), médio e grande. Podem ser consideradas como bagagem de bordo malas pequenas, mochilas e bolsas de viagem, por exemplo. Segundo a ANAC, é possível levar dentro do voo uma mala com até 10 kg, sem qualquer custo extra, e um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila menor com pertences indispensáveis, esta deve ficar acomodada abaixo do assento.

Porém, para que possa ser permitida a entrada em voo, é preciso que estas bagagens sigam algumas especificações e caso não se enquadrem, precisam ser despachadas. São elas:

  • A franquia para bagagem de mão é de, no mínimo, 10kg. Ou seja, o passageiro pode levar com ele na cabine da aeronave até 10kg sem qualquer custo extra;
  • Em voos nacionais, há um padrão estabelecido pela ANAC, as dimensões de uma mala pequena de bordo são de 55cm x 35cm x 25cm. Este tamanho, segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas, segue em conformidade com os padrões internacionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo.
Medidas bagagem de mão - ABEAR

Medidas bagagem de mão – Divulgação ABEAR

  • Em voos internacionais, as dimensões variam de acordo com a companhia aérea. Porém, é comum que a soma de comprimento, largura e altura não ultrapasse os 115cm, fazendo com que as dimensões para voos aqui pelo Brasil também estejam dentro dos principais padrões internacionais. Um motivo a menos para se preocupar, não é?

O QUE POSSO LEVAR DENTRO DA MALA DE  BORDO?

Com todas as especificações em mente, podemos te ajudar agora a entender o que é permitido carregar dentro da sua mala de bordo.

ARTIGOS DESPORTIVOS

Artigos desportivos para a prática de lazer como patins, raquetes de frescobol ou beach tennis, raquetes de tênis, skate tradicional, bolas (desde que murchas) e vara de pesca são permitidos pela ANAC sem nenhuma restrição. Cilindros de mergulho só podem ser transportados vazios. 

ELETRÔNICOS E BATERIAS

Drones, notebooks, celulares, máquinas fotográficas, baterias e pilhas, power banks e similares são permitidos pela ANAC. Porém, as pilhas e baterias de lítio contidas nestes produtos não podem ultrapassar 20Wh e 100Wh, respectivamente.

ITENS PESSOAIS

A lista de itens pessoais permitida pela ANAC é composta por: desodorantes, alicates de unha, álcool em gel (em voos domésticos o máximo permitido é de 0,5kg ou 0,5l), barbeadores (sem as lâminas e em caso de baterias de lítio, somente até 100Wh), bastão de selfie, bebidas alcoólicas contendo até 24% de álcool por vol. (apenas em voos domésticos), bebidas alcoólicas contendo entre 24% e 70% de álcool por vol. (apenas em voos domésticos em recipientes lacrados com capacidade de até 1L, não excedendo o limite de 5L por passageiro), bengalas, cinzas provenientes da cremação de restos mortais (com inspeção de segurança), frascos, garrafas, potes ou similares precisam estar vazios, guarda-chuvas e tripé para câmera fotográfica

Alguns itens da lista podem sofrer inspeção diferenciada, conforme as normas de cada companhia aérea. Uma super dica é entrar em contanto antes da viagem caso algum dos itens que você queira levar não aparece na lista.

ALIMENTOS

Em voos domésticos, a alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais são permitidos sem nenhuma restrição, já em voos internacionais são permitidos na quantidade necessária a serem utilizados no período total de voo, incluindo escalas e devem ser apresentados no momento da inspeção. Já produtos perecíveis e alimentos em geral, contanto que estejam bem acondicionados em embalagem à prova de vazamentos, podem ser levados a bordo. Peixes e frutos do mar, devem ser alocados em caixa de isopor revestida em saco plástico resistente.

ANIMAIS

Nossos bichinhos de estimação também são permitidos como bagagem de mão dependendo do porte (animais vivos infectados são proibidos para o transporte por passageiros). Cães-guia acompanhados de pessoas com deficiência visual, treinadores, instrutores ou acompanhantes habilitados também são permitidos em voo. Em ambos os casos, os animais podem ser submetidos a procedimentos diferenciados de inspeção, não sendo necessária a passagem por equipamentos de raio-x

NECESSIDADES MÉDICAS

No caso da necessidade de equipamentos médicos necessários, as permissões são: artigos medicinais não radioativos (em voos domésticos o máximo permitido é de 0,5kg ou 0,5l), baterias sobressalentes (com restrições), células hermatopoéticas (medula óssea / sangue periférico mobilizado), desfibriladores automáticos externos (AED), nebulizador, equipamento de respiração, insulina e caneta aplicadora de insulina (sem restrições para voos domésticos e internacionais caso o recipiente do medicamento tenha menos que 100ml), marcapassoss cardíacos, medicamentos líquidos (sem restrições para voos domésticos e internacionais caso o recipiente do medicamento tenha menos que 100ml), medicamentos não líquidos, termômetros de mercúrio (na caixa), órgãos, tecidos e instrumentos cirúrgicos esterilizados transportado.

O QUE NÃO POSSO LEVAR DENTRO DA MALA DE BORDO?

Depois desta lista de permissões, também é super importante ficar sabendo do que não deve ser levado a bordo.

ARMA DE FOGO OU ARMA BRANCA

Armas de fogo ou armas brancas só podem ser carregadas na bagagem despachadas (com restrições). 

FÓSFOROS, ISQUEIROS, INFLAMÁVEIS E EXPLOSIVOS

Gases, líquidos e sólidos inflamáveis, não inflamáveis e venenosos, tais como butano, oxigênio, propano e cilindros de oxigênio são proibidos. Substância de combustão espontânea, substância que, em contato com a água, emita gases inflamáveis, materiais oxidantes, tais como pó de cal, descorantes químicos e peróxidos, substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianidas, inseticidas e desfolhantes, materiais radioativos, materiais corrosivos, tais como mercúrio, ácidos, alcalóides e baterias com líquido corrosivo e materiais magnéticos também compõe a lista.

OUTRAS PROIBIÇÕES

Entram como vetos gerais dispositivos de alarme, 

E OS LÍQUIDOS?

Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão. São elas:  

  • Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser acondicionados em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;  
  • Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio;  
  • Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente vedada;  
  • A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.  

Os líquidos adquiridos em free shops ou a bordo de aeronaves podem exceder esses limites, desde que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo) para passageiros que embarcam ou em conexão.  

Levar uma bagagem de mão que esteja dentro dos requisitos pré-definidos pela ANAC e cias aéreas é um direito de todos os viajantes que embarcam no Brasil ou para cá. Caso queira saber um pouco mais detalhadamente sobre as restrições, você encontra mais informações no site da ANAC.  

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.