Guia Bagaggio

Mala de bordo: Tamanho e o que você pode levar!

31.08.2021

Você sabe o que pode ou não levar na sua bagagem de mão? Qual é o tamanho mala de bordo? Qual é o peso máximo que ela pode ter para embarcar junto com você? O Guia Bagaggio vai responder a todas as suas dúvidas sobre este assunto.

O que é classificado como mala de mão?

Primeiramente, é importante entender o que as companhias aéreas consideram como bagagem de bordo, bem como as especificações relacionadas ao peso, tamanho e o que pode ser transportado com você na cabine do avião.

Os passageiros carregam consigo na cabine do avião a bagagem de mão, que não precisa ser despachada, ao contrário das malas de tamanho pequeno (fora das especificações), médio e grande. Podem ser consideradas como bagagem de bordo malas pequenas, mochilas e bolsas de viagem, por exemplo. De acordo com a ANAC, os passageiros podem levar uma mala com até 10 kg na cabine, sem nenhum custo extra, e um item pessoal, como uma bolsa ou mochila menor com pertences indispensáveis, que deve ser acomodada abaixo do assento.

No entanto, para que essas bagagens sejam permitidas a bordo, é necessário que elas atendam a algumas especificações; caso contrário, precisam ser despachadas. As especificações incluem:

A franquia para bagagem de mão é, no mínimo, de 10 kg. Ou seja, o passageiro pode levar na cabine da aeronave até 10 kg sem custos adicionais.

Em voos nacionais, a ANAC estabelece um padrão para as dimensões de uma mala pequena de bordo, que são de 55cm x 35cm x 25cm. Essas dimensões seguem os padrões internacionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo, conforme a Associação Brasileira de Empresas Aéreas.

Em voos internacionais, as dimensões variam de acordo com a companhia aérea, mas é comum que a soma de comprimento, largura e altura não ultrapasse os 115cm, mantendo-se dentro dos principais padrões internacionais para voos no Brasil.

Qual é o tamanho da mala de bordo permitido?

As dimensões permitidas para malas de bordo podem variar, mas uma regra comum é uma mala com cerca de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade. No entanto, essas dimensões podem diferir entre as companhias aéreas e até mesmo entre diferentes tipos de aeronaves. Portanto, é essencial verificar as especificações da companhia aérea em que você está viajando antes de adquirir uma mala de bordo

Qual é o peso máximo para a mala de bordo?

Além do tamanho, as companhias aéreas geralmente estabelecem um limite de peso para as malas de bordo. O peso máximo varia, mas frequentemente fica em torno de 7 a 10 quilos. Certifique-se de pesar sua mala antes de embarcar para evitar taxas extras ou a necessidade de despachar a bagagem.

O que posso levar dentro da mala de bordo?

A escolha do conteúdo de sua mala de bordo deve ser feita com cuidado para garantir uma viagem confortável. Certifique-se de incluir itens essenciais, como documentos de viagem, medicamentos, eletrônicos, uma muda de roupa, produtos de higiene pessoal e outros itens de valor. É aconselhável manter objetos frágeis ou de valor em sua bagagem de mão para evitar danos.

Artigos Desportivos

Artigos desportivos para a prática de lazer, como patins, raquetes de frescobol ou beach tennis, raquetes de tênis, skate tradicional, bolas (desde que murchas) e vara de pesca são permitidos pela ANAC sem nenhuma restrição. Cilindros de mergulho só podem ser transportados vazios.

Eletrônicos e baterias

Drones, notebooks, celulares, máquinas fotográficas, baterias e pilhas, power banks e similares são permitidos pela ANAC. No entanto, as pilhas e baterias de lítio contidas nestes produtos não podem ultrapassar 20Wh e 100Wh, respectivamente.

Itens pessoais

A lista de itens pessoais permitida pela ANAC inclui desodorantes, alicates de unha, álcool em gel (em voos domésticos, o máximo permitido é de 0,5 kg ou 0,5 litro), barbeadores (sem as lâminas e, em caso de baterias de lítio, somente até 100Wh), bastão de selfie, bebidas alcoólicas contendo até 24% de álcool por volume (apenas em voos domésticos), bebidas alcoólicas contendo entre 24% e 70% de álcool por volume (apenas em voos domésticos em recipientes lacrados com capacidade de até 1 litro, não excedendo o limite de 5 litros por passageiro), bengalas, cinzas provenientes da cremação de restos mortais (com inspeção de segurança), frascos, garrafas, potes ou similares precisam estar vazios, guarda-chuvas e tripé para câmera.

Alguns itens da lista podem estar sujeitos a inspeção diferenciada, dependendo das normas de cada companhia aérea. É aconselhável entrar em contato antes da viagem caso algum dos itens que você deseja levar não esteja na lista.

Alimentos

Em voos domésticos, a alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais são permitidos sem restrições. Em voos internacionais, são permitidos na quantidade necessária para serem utilizados durante o voo, incluindo escalas, e devem ser apresentados no momento da inspeção. Produtos perecíveis e alimentos em geral podem ser levados a bordo, desde que estejam bem acondicionados em embalagens à prova de vazamentos. Peixes e frutos do mar devem ser alocados em caixas de isopor revestidas com sacos plásticos resistentes.

Animais

Nossos bichinhos de estimação também podem ser transportados como bagagem de mão, dependendo do porte (animais vivos infectados são proibidos para o transporte por passageiros). Cães-guia acompanhados de pessoas com deficiência visual, treinadores, instrutores ou acompanhantes habilitados também são permitidos em voos. Em ambos os casos, os animais podem estar sujeitos a procedimentos de inspeção diferenciados, não sendo necessária a passagem por equipamentos de raio-x.

Necessidades Médicas

No caso da necessidade de equipamentos médicos, as permissões incluem artigos medicinais não radioativos (em voos domésticos, o máximo permitido é de 0,5 kg ou 0,5 litro), baterias sobressalentes (com restrições), células hermatopoéticas (medula óssea / sangue periférico mobilizado), desfibriladores automáticos externos (AED), nebulizador, equipamento de respiração, insulina e caneta aplicadora de insulina (sem restrições para voos domésticos e internacionais, caso o recipiente do medicamento tenha menos que 100 ml), marcapassoss cardíacos, medicamentos líquidos (sem restrições para voos domésticos e internacionais, caso o recipiente do medicamento tenha menos que 100 ml), medicamentos não líquidos, termômetros de mercúrio (na caixa), órgãos, tecidos e instrumentos cirúrgicos esterilizados transportados.

O que não posso levar dentro da mala de bordo?

Existem algumas restrições sobre o que você não pode transportar em sua mala de bordo devido a regulamentações de segurança. Itens como armas, objetos pontiagudos, líquidos em grandes quantidades e substâncias proibidas geralmente estão na lista de itens restritos. Certifique-se de verificar as políticas da companhia aérea e as diretrizes de segurança para garantir que você não esteja transportando itens proibidos.

Após essa lista de permissões, é importante estar ciente do que não deve ser levado a bordo.

Arma de fogo ou arma branca

Armas de fogo ou armas brancas só podem ser transportadas na bagagem despachada (com restrições).

Fósforos, isqueiros, inflamáveis e explosivos

Gases, líquidos e sólidos inflamáveis, não inflamáveis e venenosos, como butano, oxigênio, propano e cilindros de oxigênio, são proibidos. Substâncias de combustão espontânea, substâncias que emitem gases inflamáveis em contato com a água, materiais oxidantes, como pó de cal, descorantes químicos e peróxidos, substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, como arsênio, cianidas, inseticidas e desfolhantes, materiais radioativos, materiais corrosivos, como mercúrio, ácidos, alcaloides e baterias com líquido corrosivo, e materiais magnéticos também estão na lista de proibições.

Outras proibições

Dispositivos de alarme são geralmente proibidos.

Quais líquidos posso levar na mala de bordo?

As regras sobre líquidos em malas de bordo são regidas por regulamentos de segurança. Normalmente, você pode transportar pequenas quantidades de líquidos em recipientes de até 100 ml cada, todos acondicionados em um saco transparente com fecho zip. Isso inclui itens como shampoo, perfume, loções e produtos similares. Certifique-se de seguir essas diretrizes para evitar problemas na segurança do aeroporto.

Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão, que incluem:

Todos os líquidos, incluindo gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser acondicionados em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que o frasco esteja parcialmente cheio; Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, que deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Levar uma bagagem de mão que esteja dentro dos requisitos pré-definidos pela ANAC e pelas companhias aéreas é um direito de todos os viajantes que embarcam no Brasil ou para cá. Para obter informações mais detalhadas sobre as restrições, você pode consultar o site da  ANAC.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.