Guia Bagaggio

Policarbonato: o melhor material para malas

13.09.2022

Uma dica que muita gente não sabe ao adquirir uma mala de viagem rígida é conferir o material do qual a mala é feita. Aqui no Guia Bagaggio já falamos da diferença entre eles (clique aqui para conferir). Hoje, vamos nos aprofundar no policarbonato, o material mais premium que atualmente é utilizado na fabricação de malas.

Rígida, mas flexível

Como explicado neste post, as malas rígidas são feitas em ABS, polipropileno ou policarbonato. O que muita gente não sabe é que a principal característica que configura a durabilidade da mala não é a dureza, mas sim a flexibilidade. Isso porque a mala, quando despachada, acaba levando golpes de outras dentro do bagageiro do avião. Um material mais duro tem mais chance de não aguentar os impactos e quebrar, diferente do material mais maleável.

Esse é um dos grandes diferenciais do policarbonato, ele é resistente e flexível. Prova disso é que uma chapa de policarbonato pode ser esmagada ou torcida sem danos.

Mas da onde vem o policarbonato?

O policarbonato é um material obtido quimicamente, por meio da reação do bisfenol A com o gás fosgênio. Ele é muito usado na construção civil por suas características, como:

  • Alta resistência ao impacto
  • Alta resistência térmica
  • Boa retardância à chama
  • Excelentes propriedades elétricas
  • Bom isolante de alta frequência à temperatura ambiente
  • Impedem a passagem das radiações UV
  • São 250 vezes mais resistentes que o vidro comum.

Por isso é bem comum encontrar o policarbonato em obras como a estrutura do Aviva Stadium, em Dublin (foto ao lado). Também é usado em blindagem de carros e também em janelas a prova de balas, tamanha é sua resistência.

Por que adquirir uma mala de policarbonato?

Talvez o primeiro ponto que chame a atenção em uma mala de policarbonato é o preço. Por ser de um material premium, ela requer um investimento maior que as malas de ABS e polipropileno. Contudo, trata-se de um material mais resistente e duradouro. Então o investimento acaba se pagando e compensa (muito!).

Outro ponto é que os modelos de policarbonato são tratados como premium pelas marcas e, por isso, costumam ter designs lindos, como os modelos Miami e Bahamas, da Bagaggio. O primeiro já está chegando as lojas neste mês de setembro.

 

 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.