Guia Bagaggio

O que fazer no Uruguai: Montevidéu, Punta del Diablo e muito mais!

15.08.2023

Planejando uma viagem para o Uruguai?

Apesar de ser um país pequeno, o Uruguai reserva um enorme potencial turístico graças às suas paisagens deslumbrantes e excelente infraestrutura. Sendo assim, o destino sul-americano é uma excelente opção para quem deseja viver experiências inesquecíveis e se surpreender com lugares incríveis, além de conhecer mais sobre uma rica cultura marcada pela influência europeia. 

Além disso, o turista pode aproveitar para conhecer a variedade culinária do país, deliciando-se com pratos típicos e com uma alta gastronomia. Passear pelas ruas das cidades também garante uma experiência única por si só, uma vez que elas contam com uma arquitetura única e com diversas lojas, museus e restaurantes. 

Porém, com tantos lugares para visitar, nem sempre é fácil preparar um roteiro. Por isso, preparamos este artigo com dicas que irão te ajudar a organizar a sua viagem para o Uruguai, além de listarmos 9 cidades imperdíveis para adicionar no seu roteiro e garantir uma viagem fantástica. Confira!

O que fazer no Uruguai?

O Uruguai possui diversas cidades incríveis no seu território, por isso não é fácil selecionar as melhores regiões do país para explorar durante a sua viagem. Mas para facilitar o seu planejamento, listamos a seguir 9 cidades uruguaias que não podem faltar no seu roteiro. Veja!

Montevidéu

A capital do Uruguai, Montevidéu é normalmente um dos principais destinos dos turistas, uma vez que ela é o centro econômico do país, apresentando uma ótima infraestrutura e uma arquitetura surpreendente marcada pela influência espanhola.

Assim, vale a pena fazer um city tour pelo local para conhecer os seus principais pontos, como a Plaza Independencia, a praça mais importante da cidade e rodeada por edifícios importantes.

Além disso, você não pode deixar de visitar o Palacio Legislativo para deslumbrar a beleza da sua arquitetura, bem como monumentos famosos da cidade, como La Carreta, no Parque Batlle and Ordonez, e o Parque Rodo, que possui um belo lago e atividades variadas, como pedalinho.

Outra parada importante é o Estadio Centenario, famoso por sediar a primeira Copa do Mundo, em 1930. 

 

Piriápolis

Uma das primeiras cidades turísticas do Uruguai, Piriápolis fica localizada na costa atlântica e oferece um visual surpreendente com praias de areia branca e águas azuladas, além de apresentar uma arquitetura histórica com estilo belle époque.

Assim, vale a pena contemplar as vistas aéreas do lugar, indo ao Cerro San Antonio ou Rambla de Piriápolis, onde é possível visualizar toda a cidade e sua paisagem marítima.

Se você gosta de locais históricos, lembre-se também de visitar o Castelo de Piria, um edifício que serviu de residência para o fundador de Piriápolis e hoje abriga um museu que conta um pouco da sua história.

Por fim, não se esqueça de reservar um tempo para passear nas belas praias da cidade, como a Playa Punta Colorada, Playa San Francisco e Playa Hermosa. 

 

 

Punta Del Este

Punta Del Este é outro destino muito famoso do Uruguai, visto que a cidade marítima possui praias para todos os gostos, desde águas agitadas para surfistas, como na Playa Brava, até águas calmas ideais para famílias. como na Playa Mansa, que também conta com uma excelente infraestrutura com restaurantes, bares e lojas.

Além disso, você não pode deixar de visitar a Mano de Punta del Este, uma escultura icônica da cidade com cinco dedos parcialmente enterrados na areia, feita em 1982 pelo artista chileno Mario Irarrázabal.

Se você gosta de contemplar a vida animal, também vale a pena pegar um barco para visitar a Isla de Lobos, o habitat natural de lobos e leões marinhos.

Por fim, não deixe de ir a Casapueblo, uma edificação construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró e que hoje abriga um hotel, galeria de arte, museu e café. 

 

Punta del Diablo

Outra cidade à beira-mar do Uruguai, Punta del Diablo possui praias muito bonitas que merecem a sua visita. Entre elas, é possível conhecer a Playa de Los Pescadores, que fica no centro do vilarejo e possui produtos feitos por artesãos locais e um visual único com barcos de pesca coloridos na areia.

Pense também em incluir a Playa del Rivero, Playa Grande e Playa de la Viuda no seu roteiro, que trazem um belo visual com águas azuis e areias brancas, sendo ideais para uma caminhada tranquila.

Por fim, conheça o Monumento a Artigas, um dos cartões-postais do lugar, e a Laguna Negra, uma lagoa em meio a natureza.

 

 

Colonia del Sacramento

Se você gosta de cidades históricas, vale a pena conhecer a Colonia del Sacramento, uma cidade localizada no sudoeste do Uruguai e famosa pelos edifícios da colonização portuguesa. Desse modo, lembre-se de passar no Faro de Colonia del Sacramento, um farol de alvenaria branca construído em 1857.

Outra parada importante é o Barrio Historico, um bairro que abriga as primeiras construções do local. A La Calle de los Suspiros é outro ponto que merece uma visita, visto que ela possui casinhas antigas e charmosas que retomam o passado da cidade. Para finalizar, não deixe de ir à Rambla de Colonia para obter um visual amplo do Rio de Prata, seja em uma caminhada tranquila ou andando de bicicleta. 

 

La Paloma

Para relaxar na areia e mergulhar no mar, você pode incluir La Paloma no seu roteiro, um vilarejo à beira-mar que fica localizado no sudoeste do Uruguai. Entre os seus principais pontos de interesse, estão a Playa Los Botes, ideal para desfrutar de tranquilidade, a Playa Del Faro, para contemplar a natureza, e a Playa La Aguada, perfeita para a prática de esportes como surfe.

Lembre-se também de passar no Faro Cabo Santa Maria para tirar algumas fotos, um farol aberto para visitação e que fica localizado perto do letreiro da cidade. Caso você pretenda visitar o país no verão, pense em incluir a Playa La Balconada no roteiro, um ponto de encontro de jovens e muito badalado na estação.  

 

 

 

Cabo Polônio

Cabo Polônio é outro destino muito bonito para quem gosta de paisagens marítimas, visto que o povoado fica no Departamento de Rocha do Uruguai e possui águas azuladas com dunas de areia formando uma incrível paisagem natural, o que vale a visita nas Playa Sur e Playa de la Cavalera.

Ademais, a cidade traz um farol famoso, o Farol do Cabo Polonio, nomeado Monumento Histórico do Uruguai em 1976.

Para quem gosta de experiências na natureza, também vale a pena visitar o Parque Nacional de Cabo Polonio, um lugar próximo ao farol e de onde se observam colônias de leões e lobos marinhos. 

 

 

 

 

Chuy

Localizada na fronteira com o Brasil, Chuy é uma cidade uruguaia de fácil acesso e, apesar de ser pequena e trazer pouco mais de 10 mil habitantes, ela reserva boas experiências para o turista. Isso porque, o local é um centro de compras onde se encontram lojas e mercados com produtos de diferentes setores, incluindo eletrônicos, perfumes, roupas e muito mais.

Sendo assim, o turista pode aproveitar as promoções para fazer compras e levar algumas lembranças para casa economizando muito. Além disso, é possível conhecer o Fuerte de San Miguel que fica localizado perto de Chuy e possui um visual histórico impressionante com edificações, canhões e outros símbolos da época. 

 

Jose Ignacio

Por fim, para garantir uma viagem completa para o Uruguai, não deixe de adicionar Jose Ignacio no roteiro, um antigo vilarejo de pesca que se transformou em destino de luxo no país. Assim, você pode aproveitar para visitar belas praias com uma excelente infraestrutura de hotéis e resorts espalhados na região.

O turista também conta com alta gastronomia para se deliciar em Jose Ignacio, além de boas lojas com itens de artesãos locais. Apesar do luxo, a cidade não abre mão de um ar bucólico, por isso é possível descansar e ainda aproveitar atrações locais, como o Faro de Jose Ignacio, um farol com vista 360º da praia . 

 

Dicas de viagem para o Uruguai

Agora que você já conhece as principais cidades uruguaias para incluir no seu roteiro, é hora de saber outras informações que podem te ajudar na sua viagem. Por isso, confira a seguir 6 dicas de viagem para o Uruguai! 

1- Tenha um bom equipamento para registrar os momentos

Ao viajar para um lugar tão bonito quanto o Uruguai, certamente você irá querer registrar todos os momentos nas paisagens e atrações locais. Por isso, lembre-se de levar um bom equipamento para tirar fotos e gravar vídeos com qualidade, eternizando a sua experiência. 

Para garantir mais praticidade, uma boa ideia é investir em um dos Melhores Celulares para Gravar Vídeos, visto que assim será possível registrar todos os momentos com alta resolução sem abrir mão de um equipamento portátil e extremamente fácil de utilizar. 

2- Faça um bom roteiro de viagem

Para aproveitar a sua viagem ao máximo também é fundamental elaborar um bom roteiro, por isso você deve fazer uma pesquisa cuidadosa antes de partir para o Uruguai, avaliando quais cidades e pontos turísticos deseja conhecer e fazendo um cronograma básico para os seus passeios. 

Dessa forma, será possível otimizar o tempo durante a viagem, além de definir rotas mais práticas através de regiões próximas. Lembre-se de levar em conta as nossas dicas sobre os lugares imperdíveis para visitar no país, mas mantenha sempre um espaço livre no seu roteiro para explorar as localidades como desejar. 

3- Sempre carregue um kit de primeiro socorros

Na hora de fazer a sua mala, é importante se lembrar de montar um kit de primeiros socorros para qualquer imprevisto que venha a ocorrer durante a sua viagem. Ele representa a prudência do viajante, sobretudo se você estiver viajando com crianças, sendo uma forma de estar preparado para todas as ocasiões. 

Desse modo, sempre carregue um kit de primeiros socorros com itens básicos, como antissépticos, fitas adesivas, esparadrapos, pinças e pequenas tesouras. Além disso, não se esqueça de incluir medicamentos sob prescrição médica, como antialérgicos e analgésicos, bem como aqueles de uso diário e controlado. 

 

4- Sempre se mantenha hidratado

Para aproveitar a sua viagem ao Uruguai ao máximo, lembre-se também de se manter sempre hidratado, visto que a maioria das cidades do país é litorânea e possui uma alta incidência de sol. Assim, sobretudo no verão, uma estação quente e úmida, tenha sempre ao seu lado uma garrafa de água. 

Além disso, caso você queira aproveitar a praia, não deixe de seguir outros cuidados básicos como passar protetor solar e se proteger com um boné ou chapéu. Vale lembrar que se manter hidratado também é importante nos passeios pelas ruas da cidade e centros históricos, em que é preciso andar bastante. 

 

5- Compre um chip internacional

Apesar de ser um país sul-americano que faz fronteira com o Brasil, para utilizar o seu celular no Uruguai é preciso comprar um chip internacional. Desse modo, você poderá utilizar Internet e fazer ligações onde quer que esteja, mantendo-se conectado com os seus familiares e amigos. 

Algumas boas opções são os chips da America Chip, Best Buy SIM, Viaje Conectado e Airalo, que oferecem diversas opções para o turista escolher conforme a sua necessidade, fazendo um plano pré-pago que irá servir para toda a sua viagem e garantir segurança e praticidade. 

 

6- Pense em ter um seguro de viagem

Por fim, para garantir uma viagem totalmente segura e sem qualquer imprevisto, pense em fazer um seguro de viagem, uma forma de se prevenir e garantir mais tranquilidade em todos os momentos. Isso porque, os seguros oferecem assistência para acidentes e doenças, normalmente incluindo despesa médica hospitalar. 

Além disso, caso você pretenda viajar para o Uruguai de avião, a maioria dos seguros de viagem possuem cobertura para bagagem extraviada, ajudando na solução do problema e oferecendo outros recursos para o viajante. O valor varia muito de acordo com a agência, por isso pesquise antes de contratar a melhor opção. 

 

Aproveite as dicas e planeje sua próxima viagem para o Uruguai!

O Uruguai é um país que reserva paisagens deslumbrantes e atrações incríveis para todas as pessoas. Por isso, ele é um dos destinos sul-americanos mais procurados pelos turistas, garantindo experiências inesquecíveis. E para fazer uma viagem completa, lembre-se de levar em conta as nossas indicações de cidades e locais para visitar no país, como Cabo Polônio, La Paloma, Montevidéu e muito mais. 

Além disso, para garantir uma experiência completa e sem imprevistos, observe com atenção as dicas apresentadas anteriormente e que tal conferir alguns produtos Bagaggio para te acompanhar na viagem? Assim, sem dúvidas você irá realizar uma experiência perfeita para o Uruguai! 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.