Guia Bagaggio

Grávida pode viajar de avião? Explicamos tudo

07.01.2023

A gravidez é um momento tão repleto de mitos, que muitas vezes ficamos perdidos sobre o que realmente é permitido. E isso também acontece para a possibilidade de a grávida viajar. Afinal, é recomendado? Pode fazer mal ao bebê? O que as companhias aéreas dizem? Explicamos tudo neste post.

Até quantas semanas pode viajar ?

As regras sobre a grávida poder viajar de avião não são padronizadas entre as companhias, mas elas podem viajar, sim, dependendo da quantidade de semanas da gestação. Até porque, depois de um determinado período, a viagem pode levar riscos para o bebê.

Em geral, as gestantes de até 27 semanas podem viajar normalmente. Tanto para destinos nacionais quanto internacionais. Mas é necessário avisar à empresa da gravidez na compra da passagem aérea. Já a partir da 28ª semana, é preciso apresentar atestado médico, autorizando a viagem. Ele deve ser emitido até sete dias antes do voo. No documento, devem constar todos os itens abaixo:

  • Origem e destino da viagem;
  • Data dos voos;
  • Tempo máximo de voo permitido;
  • Estimativa da data de nascimento do bebê;
  • Idade gestacional;
  • Parecer médico.

Uma dúvida comum é até quantas semanas de gravidez pode viajar de avião. Outra resposta para a qual não há um consenso entre as companhias. O ideal é que, a partir de 30 semanas, você confira com a companhia em que pretende voar se é permitido e as exigências necessárias. Uma delas pode ser apresentar o formulário MEDIF (Medical Information Form), que é solicitado a passageiros com alguma condição de saúde específica e/ou que precisa de alguma assistência durante o voo.

Vale ressaltar que, a partir da 39ª semana de gestação, o embarque não costuma ser permitido. Uma curiosidade é que, depois do nascimento, mãe e bebê só podem viajar a partir do 8º dia.

O que considerar antes da viagem

Antes de viajar, é importantíssimo aguardar a avaliação do obstetra sobre as condições de saúde da gestante. Complicações como diabetes, pressão alta, anemia falciforme, sangramento vaginal, entre outros, podem fazer com que a viagem seja contraindicada.

Além disso, se a gestante for ao exterior, converse com seu médico sobre orientações específicas. Inclusive, dependendo do destino, é possível que precise tomar alguma vacina.

Caso a viagem seja autorizada, poderá ser necessário preencher e assinar um termo de responsabilidade no momento do check-in.

Dicas para uma viagem tranquila

  • Descanse bem e faça uma refeição leve antes do embarque. Evite alimentos que causem mal-estar;
  • Principalmente, em viagens longas, use roupas confortáveis, já que algumas grávidas podem sofrer com inchaço e se sentir incomodadas;
  • Prefira assento próximo ao corredor, pois é normal a gestante ir com mais frequência ao banheiro;
  • Grávidas podem desidratar com facilidade. Por isso, hidrate-se bem. Em geral, é recomendado tomar um litro de água a cada 6 horas de viagem;
  • Evite ficar sentada durante a viagem toda. Levante-se para caminhar pela cabine a cada uma hora e faça alongamentos;
  • Não fique muito tempo sem se alimentar. Leve frutas, bolachas integrais e barras de cereal;
  • Não se esqueça de levar os remédios permitidos pelo seu médico para casos de enjoo, azia, dor de cabeça e dores musculares;
  • Viagens de avião durante a gravidez dificultam a circulação e aumentam o risco de varizes. Consulte o seu médico sobre o uso de meias de compressão.
Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.