Guia Bagaggio

Confira dicas infalíveis de como cuidar de couro

15.03.2023

Material versátil, clássico e atemporal, o couro é usado há milênios para confeccionar desde vestimentas até mobiliários e objetos de decoração. Carteiras, bolsas, mochilas, cintos e pastas, por exemplo, além de bonitos e elegantes, são muito duráveis – se você souber como cuidar de couro. Isso porque para manter a longevidade e a boa aparência deste material, é essencial ter alguns cuidados específicos.

Pensando nisso, a Bagaggio criou este guia para ensinar você a limpar e manter seus produtos de couro por muitos anos. Vamos lá?

Como cuidar de couro e limpar o material

Você verá que uma dica padrão para preservar peças de couro legítimo é limpar com uma flanela de algodão a cada 20 dias. Por ser um material de de textura rugosa e macia, possui facilidade de acumular resíduos e manchas com o uso no dia a dia. No caso da carteira de couro, por exemplo, merecem ainda mais atenção por conta da oleosidade das mãos e atrito com a calça ou bermuda na qual você a guarda. Fazendo isso, você evita fissuras e desgastes.

Em caso de sujeiras mais pesadas ou surgimento de fungos no couro, limpe com um pano de algodão úmido com detergente neutro, fazendo movimentos circulares e suaves. Lembre-se de jamais deixar sua peça de molho ou colocar na máquina de lavar, isso pode danificar muito o material, tornando-o inutilizável. Posteriormente, deixe o produto secando na sombra. O couro nunca deve ficar exposto ao sol, visto que pode descolorir ou desidratar.

Leia mais: como saber se estou comprando uma carteira de qualidade?

 

Hidratar o couro manterá ele novo em folha

Além do que você viu acima, uma boa dica é hidratar suas peças de couro regularmente. Existem diversos hidratantes (ou produtos específicos para couro) no mercado que possuem o intuito de deixar carteiras, mochilas, cintos e bolsas de couro mais macios e brilhantes, com aspecto de novo. Basta usar uma flanela para passar o hidratante no couro após a limpeza, deixar agindo por 15 minutos e deixar secando em um local arejado em seguida. Ao adotar este hábito, tenha certeza que ficará fácil preservar seus artigos de couro a longo prazo.

Armazene da maneira correta

Além das dicas que você já viu acima sobre limpeza e hidratação, muitas das dicas sobre mochilas e bolsas falam sobre armazenamento. Para mantê-las sempre bem conservadas, é ideal que fiquem dentro de uma sacola protetora de TNT ou até mesmo uma fronha de travesseiro – o importante é ser macio e branco, para não manchar o material. Sabe aqueles papéis amassados que vêm dentro de sapatos quando acabamos de comprá-los? Preencha suas mochilas e bolsas da mesma maneira, para que o produto mantenha sua forma. Dito isso, evite pendurar sua mochila ou bolsa de couro.

Quando o assunto é cinto de couro legítimo, a forma correta de guardar a peça é enrolando e guardando na gaveta ou pendurando em algum cabide ou gancho. Afinal, se trata de uma peça que pode atrair fungos e deformar se for guardada de qualquer maneira no seu armário. Um pano umedecido já é o suficiente para limpar e a forma correta de secar seu cinto é à sombra.  

Leia também: 5 mochilas que você precisa conhecer

Como cuidar de couro sintético

Seja pelo custo-benefício ou por ser contra o uso de peças que tenham origem animal, muita gente prefere optar pelo couro sintético,  que é geralmente composto por poliuretano ou vinil. Mas não é por não ser legítimo que não precisa de cuidados específicos! Devido à sua sensibilidade ao calor e exposição ao sol, com o tempo, o sintético pode esfarelar e descascar devido ao ressecamento do material. Por isso, a dica de ouro é a hidratação. Basta passar o produto por toda a peça, até que ele seja bem absorvido pelo couro sintético e pronto.

E aí, curtiu as dicas da Bagaggio? Agora que você já sabe como cuidar de couro, pode acessar o nosso site e garantir os melhores produtos de couro legítimo do mercado clicando aqui.

Já segue a Bagaggio nas redes sociais? Por lá, comunicamos promoções, damos dicas de produtos, divulgamos parcerias e muito mais! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook e TikTok. Se você quer garantir os melhores descontos em bagagem, mas prefere ver os produtos pessoalmente, encontre a Bagaggio mais próxima clicando aqui. 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.