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Classificação de estrelas de um hotel: entenda como funciona

20.03.2023

A classificação de estrelas de um hotel é um sistema de avaliação que atribui um número de estrelas para indicar o nível de conforto, qualidade e serviços oferecidos por um estabelecimento. A classificação é feita pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e é baseada em uma série de critérios, como localização, instalações, serviços, limpeza, segurança, conforto dos quartos e atendimento ao cliente.

No Brasil, a classificação de estrelas vai de um a cinco estrelas, sendo um hotel de uma estrela considerado simples e básico, e um hotel de cinco estrelas considerado luxuoso e com uma grande variedade de serviços e comodidades.

É importante lembrar que a classificação de estrelas não é uma garantia de qualidade, e é sempre recomendável verificar avaliações e opiniões de outros hóspedes antes de fazer uma reserva em um hotel.

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Todas características têm o mesmo peso?

Vale ressaltar que cada uma das estrelas representa características que o hotel possui, sejam elas mandatórias ou eletivas. As mandatórias são as normas obrigatórias em qualquer meio de hospedagem, como banheiro, troca de roupa de cama e disponibilidade do serviço de recepção.

Já os requisitos eletivos são os não-obrigatórios e, por isso, de escolha do meio de hospedagem. Mas existe uma lista pré-definida com essas normas e, quanto mais o hotel cumprir, maior é sua estrela.

Cabe ressalatar que, para o estabelecimento se enquadrar na quantidade de estrelas cogitada, ela deve atender 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos, de acordo com o Órgão nacional.

Abaixo, listamos detalhadamente cada característica que pode ser encontrada nos hotéis de uma a cinco estrela.

UMA ESTRELA

Ao contrário do que muitos pensam, um hotel com uma estrela não é sinônimo de uma acomodação caindo aos pedaços. Geralmente, são acomodações mais simples e são destinadas para pessoas que não querem gastar muito e/ou precisam de apenas um lugar para descansar por algumas horas. Os quartos são menores e podem oferecer apenas uma cama e banheiro, sem muitas regalias.

Requisitos Mandatórios:

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da unidade, exceto banheiro com 9 m²
  • Banheiro nas unidades com 2 m²
  • Troca de roupas de cama uma vez por semana
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
  • Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes

DUAS ESTRELAS ★★

Estes ainda possuem poucas regalias mas com algum tipo de conforto melhor que os hotéis com uma estrela. Os quartos não precisam ter itens como televisão, climatização ou frigobar, mas contam com um espaço maior de 11m². Geralmente estas acomodações apresentam de 2 a 4 andares e com acesso fácil a vias públicas e pontos de transporte. Possuem também um serviço de limpeza e de bem estar mais regulares, com sala de TV e trocas de roupas de camas mais rápidas, por exemplo.

Requisitos Mandatórios:

  • Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da unidade, exceto banheiro, com 11 m²
  • Banheiro nas unidades com 2 m²
  • Troca de roupas de cama duas vezes por semana
  • Sala de estar com televisão
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
  • Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes


TRÊS ESTRELAS
★★★

Note que à medida que as estrelas vão subindo, os confortos e facilidades vão surgindo. Este tipo de acomodação são muitos usados para aqueles roteiros turísticos, por apresentarem mais serviços como, em alguns casos, piscina, academia, sala de conferências ou business center, restaurante e serviço de quarto. Os quartos são bem maiores e podem contar com móveis, TV, frigobar e wi-fi, por exemplo.

Requisitos Mandatórios:

  • Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
  • Serviço de mensageiro no período de 16 horas
  • Área útil da unidade, exceto banheiro, com 13 m²
  • Banheiro nas unidades com 3 m²
  • Troca de roupas de cama em dias alternados
  • Troca de roupas de banho diariamente
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das unidades
  • Canais de TV por assinatura em 100% das unidades
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das unidades
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Mini refrigerador em 100% das unidades
  • Climatização (refrigeração/ventilação/calefação) adequada em 100% das unidades
  • Restaurante

QUATRO ESTRELAS ★★★★

O fator luxo começa a aparecer neste nível de estabelecimento. Os quartos são mais espaçosos e os móveis podem apresentar um conceito mais estruturado com um toque mais chic. Os serviços são um ponto forte também. Piscinas mais robustas, serviços de bar, restaurantes conceituais e serviços de concierge. Ideal para executivos, por terem foco neste público.

Requisitos Mandatórios:

  • Serviço de recepção e mensageiro aberto por 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das unidades para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da unidade, exceto banheiro, com 15 m²
  • Banheiro nas unidades com 3 m²
  • Berço para bebês, a pedido
  • Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
  • Café da manhã no quarto
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Troca de roupas de cama e banho diariamente
  • Secador de cabelo em 100% das unidades
  • Serviço de lavanderia
  • Sala de estar com televisão
  • Televisão em 100% das unidades
  • Canais de TV por assinatura em 100% das unidades
  • Acesso à internet nas áreas sociais e em 100% das unidades
  • Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoais
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sala de reuniões com equipamentos
  • Serviço de facilidades de escritório virtual
  • Minirrefrigerador em 100% das unidades
  • Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das unidades
  • Restaurante
  • Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar
  • Serviço à la carte no restaurante
  • Bar
  • Área de estacionamento com serviço de manobrista
  • Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
  • Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
  • Medidas permanentes para redução, separação e coleta seletiva dos resíduos
  • Atendimento às sugestões e reclamações dos hóspedes
  • Medidas permanentes de treinamento para colaboradores
  • Medidas permanentes de seleção e qualificação de fornecedores (critérios ambientais)
  • Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
  • Pagamento com cartão de crédito ou de débito

CINCO ESTRELAS ★★★★★

O luxo em conceito e serviço para esta classificação por estrelas de um hotel. Acomodações VIP, decoração conceitual, tecnologia e sofisticação. Estes estabelecimentos prezam pelo conforto e satisfação dos hóspedes e oferecem tudo do bom e do melhor. Os quartos são verdadeiros apartamentos e contam com TV, banheira, cofres, sistemas integrados e utensílios de ponta. Os hotéis com cinco estrelas oferecem lazer diferenciado e oferecem piscinas, quadras, playground e espaços multiusos.

Requisitos mandatórios:

  • Serviço de recepção e mensageiro aberto por 24 horas
  • Serviço de cofre em 100% das unidades para guarda dos valores dos hóspedes
  • Área útil da unidades, exceto banheiro com 17 m²
  • Colchões das camas com dimensões superiores às normais
  • Banheiro nas unidades com 4 m²
  • Disponibilidade de unidades com banheira
  • Roupão e chinelo em 100% das unidades
  • Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas
  • Preparação de comidas especiais (dietas, comida vegetariana, etc)
  • Sala de ginástica/musculação com equipamentos
  • Sauna seca ou a vapor
  • Além de todas os requisitos citados na categoria 4 estrelas

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