Guia Bagaggio

Bagagem de mão e item pessoal no avião: explicamos diferença, regras e tudo mais que você precisa saber

07.04.2022

Vai arrumar a mala para a próxima viagem? A maioria das companhias aéreas permite que você leve uma bagagem de mão na cabine e um outro item pessoal, como uma mochila, por exemplo. Mas qual é o tamanho permitido para essa segunda peça? E o peso? E o que é recomendado você colocar nela?

Neste post, reunimos e respondemos todas as principais dúvidas. Assim, você pode arrumar sua mala e seu item pessoal sabendo de todas as regras, para não ter dor de cabeça no momento do embarque.

O que é considerado item pessoal?

Antes de qualquer coisa, é importante diferenciar mala de bordo de item pessoal. As companhias aéreas classificam como item pessoal: bolsa, mochila ou sacola que o passageiro leve na cabine além da mala de bordo.

Em voos nacionais, mesmo caso você adquira as tarifas mais baratas, as companhias aéreas permitem levar a mala e bordo e o item pessoal na cabine sem custo extra. Já em voos internacionais, o ideal é conferir as regras no site da companhia que você irá viajar. Isso porque algumas (como a europeia Ryanair), em tarifas low cost, apenas permitem levar gratuitamente o item pessoal. Nesse caso, a mala de bordo precisa ser despachada, a não ser que você pague um custo a mais para levá-la com você na cabine.

Tamanho, peso e local para guardar o item pessoal e a bagagem de bordo

A bagagem de bordo obrigatoriamente deve ser guardada no compartimento superior do avião. Não é permitido que ela fique em qualquer outro lugar. Por isso, existe o limite de tamanho para ela, que é de 55 cm de altura (já com rodinhas e alça fechada), 35cm de largura e 25cm de profundidade. Na maior parte dos casos, seu peso pode ser de até 10kg.

Já o item pessoal deve ser colocado embaixo do assento que fica à sua frente no avião, para não obstruir a passagem em caso de saída de emergência. O item não tem tamanho e medidas especificados, mas o espaço onde deve ficar (embaixo do assento) é de 45cm de altura, 35cm de largura e 20cm de profundidade. Então não pode ser maior do que isso.

O que colocar no item pessoal

Uma dica importante ao arrumar sua bagagem é considerar que pode existir uma possibilidade (mesmo que remota) de você errar a mão na mala de bordo e ela precisar ser despachada. Isso pode acontecer em caso de peso acima de 10kg, por exemplo. E toda bagagem despachada corre o risco de extravio.

Então coloque no item pessoal itens que precisam estar com você caso realmente aconteça o extravio da mala, como dinheiro, documentos e pelo menos uma muda extra de roupa.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.