Guia Bagaggio

Mala extraviada: como evitar que aconteça com você

01.11.2022

Acredite, cerca de 25 milhões de malas foram extraviadas no mundo em 2021 (dados da multinacional SITA, especializada em tecnologia para o setor aéreo). A proporção é de 5,6 malas para cada mil passageiros de avião. Proporcionalmente, é um número pequeno, mas certamente você deve conhecer alguém que já teve uma mala extraviada, ou você mesmo passou pela situação.

Não existe uma forma de evitar 100% que a sua mala não extravie, afinal, não é possível ter controle de tudo. Mas seguindo algumas orientações práticas, é possível diminuir consideravelmente a possibilidade de acontecer um extravio.

Listamos abaixo as principais dicas. Antes, é claro, entra no site da Bagaggio para conferir as melhores ofertas para adquirir uma mala novinha.

1) Se possível, evite conexões

É verdade que nem sempre dá para escolher voos diretos, ainda mais quando a passagem aparece com uma oportunidade de preço imperdível. Mas, se possível, tente evitar conexões entre diferentes companhias aéreas e também as curtas (com menos de 1 hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais).

Segundo a SITA, conexões são a principal causa de extravio de mala no mundo atualmente.

2) Faça o check-in com antecedência

Um problema comum que causa o extravio é a mala não chegar a tempo no avião. Então ela acaba ficando no aeroporto esperando um próximo voo. Dá pra evitar fazendo o check-in com antecedência, evitando despachar a bagagem em cima da hora.

3) Cuide da identificação da sua mala

Alguns viajantes costumam deixar as identificações de voos anteriores durante a viagem. Retire-as. Isso pode confundir os profissionais do aeroporto no manuseio com a sua mala. Além disso, acompanhe o processo de adesivação da mala, conferindo se o destino final identificado é o correto.

Como a perda de identificação da mala é uma das principais causas de extravio, ainda em casa, algo que você pode fazer é colocar uma tag com seu nome, endereço, e-mail e telefone celular. Faça isso tanto para fora quanto para dentro da mala (caso a tag de fora se perca e ela seja extraviada).

É válido colocar também tags coloridas ou outros itens que ajudem a identificar sua mala no meio das demais. Em lojas de malas e artigos de viagens é possível adquirir tags como essas.

Por último, algo simples que pouca gente faz é fotografar a mala. É muito mais fácil, caso aconteça extravio, mostrar uma foto do que explicar verbalmente as características da sua mala.

4) Coloque o essencial na bagagem de mão

Não é bem uma dica que ajuda a evitar extraviar, mas, caso aconteça, imagine ter todas as principais roupas e demais itens pessoais viajando sabe-se lá por onde e você esperando no hotel?

Por isso, objetos valiosos e de primeira necessidade devem ir na mala de mão. Agasalho, troca de roupa, itens de higiene pessoal, remédios, cartões, dinheiro, joias, eletrônicos, coloque tudo na mala de mão.

5) Tenha um seguro contra bagagem extraviada

Para concluir, ao contratar a viagem, principalmente se houver conexão internacional, contrate um seguro de viagem que garante uma indenização em caso de extravio. Confira as condições das seguradoras antes de fechar.

 

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.