Guia Bagaggio
Quando pensamos em viagem, é inevitável não vir à mente um local pra relaxar e aproveitar a família. Se for à trabalho, possivelmente você vai imaginar a sua reunião ou visita profissional acontecendo sem nenhum problema. Às vezes, infelizmente não é bem assim e á chegada ao aeroporto pode ter uma surpresa nada agradável: a companhia aérea ter quebrado a sua mala.
Antes de qualquer coisa, é importante você saber que, segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, a responsabilidade das bagagens é da companhia área que a transportou. A resolução nº400/16 deixa isso bem claro:
“Toda e qualquer irregularidade verificada na bagagem do passageiro, seja ela de mão ou despachada, deve ser reclamada à empresa aérea por meio de protesto (reclamação por escrito em formulário fornecido pela empresa aérea). Os casos de avaria e violação de bagagem devem ser reclamados pelo passageiro no prazo de até 7 dias a contar do seu recebimento. Este prazo vale tanto para voos domésticos como voos internacionais.
Em caso de avaria ou de violação, a empresa aérea deverá reparar a avaria ou substituir a bagagem danificada por outra equivalente, e indenizar o passageiro no caso de violação. Se não houver o registro por parte do transportador, não há como reclamar a avaria ou a violação. Procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque. ”
Fonte: ANAC
Minha mala quebrou? O que devo fazer?
Se você pegou sua mala após a viagem e viu que ela tem avaria, a primeira atitude deve ser a de ir ao balcão da empresa área que te transportou para fazer uma reclamação formal. Lá, peça o comprovante com a data da reclamação e de tudo o que foi avariado. Segundo a ANAC, a empresa tem o prazo de 7 dias para restituir os valores para o consumidor. Mas importante: você precisa fazer a reclamação em até 7 dias corridos após a data do desembarque.
Se a viagem foi de ônibus, você deve falar com a pessoa que está entregando as bagagens no destino final ou com o próprio motorista. Se eles se recusarem a ajudar, vá até o guichê da empresa que fez o transporte ou da ANTT. O procedimento é semelhante ao do aeroporto, com você precisando fazer uma reclamação formal. O que muda é o prazo: a ANTT estabelece 30 dias para que ocorra o reembolso.
Dica para garantir que o reembolso de fato aconteça
A ANAC diz que o transportador pode exigir do consumidor uma declaração do que tem na bagagem e seu valor, bem como o valor da mala. Por isso é importante que, antes de realizar o despacho, você faça uma declaração de valores para a empresa aérea. Este formulário fica disponível no balcão da própria empresa e possui campos específicos que são necessários para garantir a segurança do item declarado, como: necessidade de chegada com algumas horas de antecedência, necessidade de comprovação de conteúdo, entre outros.
Essa formalização é a garantia de que, caso ocorra algum problema com a sua bagagem, você tem um documento informando como ela estava e quanto valia. Importante: essa declaração é gratuita e as companhias não podem te cobrar por isso.
Além da declaração devidamente preenchida, é importante tirar fotos da bagagem e os objetos que estão contidos nela, pois caso você se depare com a situação da mala danificada, seja possível comprovar todos os danos ocorridos e ter o devido ressarcimento por parte da companhia aérea.
Após essa medida de segurança, assim que for buscar sua bagagem na esteira, verifique o estado em que ela está no momento, afim de procurar algum problema na sua mala. Confira as condições dos zíperes, dos cadeados e demais itens que fazem parte da sua bagagem. Se houver qualquer sinal de mala danificada, faça imediatamente a reclamação formal junto à companhia aérea.
Produtos que tem tudo a ver
Talvez você também goste
Beto Carrero: 5 pontos para considerar ao planejar a viagem
Planejamento de viagem
22.06.2022Se você gosta de parques, é bem possível que já…
Veja mais
Viagem a dois: um destino para se apaixonar! ♥
Inspirações
09.06.2022Conheça um destino paradisíaco no sul catarinense: Farol de Santa…
Veja mais
Organize sua mala para aproveitar as férias
Bagagem
06.01.2023Férias são um momento esperado por todos, seja para descansar,…
Veja mais
Regras de bagagem de mão em voos internacionais
Viagem para o exterior
20.10.2021Qual o tamanho permitido de bagagem de mão (mala…