Guia Bagaggio

Mala Danificada ou Perdida: O que fazer?

22.03.2024

Você pode estar se perguntando o que fazer se sua bagagem for danificada ou tiver a mala perdida. Afinal, esse é um assunto muito comum entre quem viaja de avião. Embora essas situações sejam raras, podem causar muita dor de cabeça aos passageiros.

Seus pertences podem demorar alguns dias após o desembarque e, em alguns casos, pode ser extraviada se você não a receber e a companhia aérea não conseguir rastreá-la.

Portanto, é muito importante saber como agir nessas situações para proteger seus direitos e evitar perder ou utilizar o que está à sua disposição.

O que fazer em caso de mala danificada ou perdida?

Primeiro, se você não encontrar sua bagagem, verifique com a operadora na chegada ao aeroporto. Em seguida, é fornecido a você um número de referência de arquivo para usar em sua reclamação para auxiliar no processo de resolução.

Por outro lado, caso sua mala seja extraviada, você pode solicitar a entrega em sua casa ou hotel. Para fazer isso, deixe seus dados de contato para que a companhia aérea possa mantê-lo atualizado.

Além disso, algumas companhias aéreas reembolsarão as taxas de bagagem despachada se houver um atraso de pelo menos 12 horas após a reclamação. Então o tempo é importante. Portanto, não se esqueça de avisar a companhia aérea imediatamente assim que detectar um erro.

Por último, também vale mencionar que a maioria das companhias aéreas permite que você receba um reembolso ou compensação caso suas coisas sejam perdidas por mais de 24 horas.

Para fazer isso, envie o formulário de reclamação de bagagem da companhia aérea.

Recebeu a mala danificada? Saiba como agir!

Se você descobrir que sua mala está danificada ao chegar à área de desembarque para retirá-la, dirija-se ao balcão de manuseio de acessórios do aeroporto e preencha um Relatório de Irregularidade de Bagagem.

Em seguida, a companhia aérea entrará em contato com você para discutir a extensão dos danos e seu recurso, que pode ser uma nova mala.

Porém, é importante lembrar que preencher o relatório com antecedência não é uma exigência legal, mas certamente agilizará o processo de reclamação caso sua bagagem seja danificada.

Entenda seus direitos em caso de mala perdida

Em boa parte das empresas aéreas, os passageiros têm direito a indenização por extravio de bagagem ou danos.

Muitas vezes, esse valor pode ser usado para cobrir o custo de roupas novas ou produtos de higiene pessoal para sua viagem, ou até mesmo para reembolsá-lo por itens perdidos ou quebrados permanentemente.

Além disso, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) estipulou que a companhia responsável pelo itinerário tivesse o prazo de uma semana para corrigir o problema, ou seja, sete dias era o prazo para substituição por malas equivalentes.

Existe algum prazo para fazer a reclamação?

O ideal é que as reclamações sobre bagagens danificadas ou perdidas sejam feitas assim que o problema for descoberto.

Neste sentido, assim que descobrir que a sua mala não chegou ao destino, deverá contactar o pessoal do aeroporto para que o orientem sobre a melhor solução.

Porém, se você descobrir posteriormente que sua bagagem foi danificada ou a mala extraviada, não se preocupe: você tem até 15 dias para fazer uma reclamação. Mas lembre-se, quanto mais cedo melhor. Dessa forma, procure aconselhamento profissional para ter a melhor ação nesta situação.

Invista em modelos de qualidade aqui na Bagaggio

Agora que você já sabe como evitar maiores sustos com malas de viagem quebradas e perdidas, obtenha um acessório sofisticado e que deixará você ainda mais tranquilo na hora de embarcar. 

Aproveite para conferir em nosso site todas as opções de malas, além de cadeados, capas de mala e tags, para ajudar na sua viagem.

São diversos modelos, cores e tamanhos para você adquirir aquela que mais combina com você e que facilitará arrumar seus pertences.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.