Guia Bagaggio

Dia Nacional do Turismo Ecológico (Ecoturismo)

01.03.2024

Você sabe o que é turismo ecológico?

Segundo a definição do Ministério do Meio Ambiente ecoturismo são atividades turísticas que explora, de forma sustentável, o patrimônio cultural e natural. Sempre incentivando a formação da consciência ambientalista e promover o bem-estar das populações.

É promovido pelo contato mais abrangente com os ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza, além de visar a proteção das áreas onde o ecoturismo acontece. Simplificando o conceito, podemos dizer que são atividades turísticas que tem como grande foco a relação sustentável com o meio ambiente e sua conservação.

Em suma, a atividade também movimenta o mercado de forma cada vez mais forte. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), cerca de 10% dos turistas do mundo procuram o turismo ecológico, com faturamento mundial estimado em 260 bilhões de dólares, sendo que 70 milhões circulam dentro do Brasil.

Mulher com mochila apontando enquanto segura o mapa

Mulher fazendo uma viagem para floresta

Como surgiu o Ecoturismo?

Movimento ambiental teve início em 1970, foi criado como forma de solucionar às preocupações da degradação da natureza, do desenvolvimento econômico e de outros problemas sociais causados pelo crescimento do turismo.

Contudo, no Brasil foi introduzido pela EMBRATUR em 1985.

Destinos para Ecoturismo?

1. Chapada Diamantina – BA

É um dos destinos mais incríveis para visitar no Brasil. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem cerca de 70 milhões hectares e está repleto de belíssimas paisagens naturais para você explorar.

Embora no coração da caatinga, ela conta com trilhas que te levam a diversas cavernas, lagos subterrâneos e cachoeiras, incluindo a Cachoeira da Fumaça, segunda maior do Brasil.

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

Morro do Pai Inácio na Chapada Diamantina

2. Bonito – MS

É a região mais procurada para o Ecoturismo no Brasil e não poderíamos deixar o destino fora dessa lista. É uma viagem com muitas atividades para todos os gostos, desde rapel a mergulho.

Pois, é cheio de paisagens cinematográficas, com grutas que escondem belezas naturais. Além disso, são inúmeras trilhas para apreciar da forma que preferir, perfeitas para aproveitar com uma mochila de camping.

Mochila Grande Camping Outdoor Ultra 70L Cinza | Bagaggio

Mochila para camping

3. Chapada do Veadeiros –  GO

A Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e está repleta de cânions, cachoeiras, paredões de pedra, rios e piscinas naturais, que deixam qualquer um maravilhado.

Em suma, a Chapada dos Veadeiros também é muito procurada por simpatizantes do esoterismo, por causa da sua fama de local místico, já que ela se encontra no mesmo paralelo de Machu Picchu.

Confira neste blog algumas datas de 2024 para aproveitar e fazer seu Ecoturismo! Além disso, acesse o site da Bagaggio e compre tudo para sua viagem.

Compartilhe

Para saber primeiro!

Informe seu e-mail e receba primeiro as novidades do blog.